Portal Jambu

Da Redação | Foto: Lucas Germiniani

O edital da exposição “Levantes Amazônicos” foi prorrogado e segue aberto ao longo desta semana. Em sua primeira edição, o projeto visa selecionar obras que provocam diferentes formas de ver, imaginar, sentir e pensar, aceitando produções com os mais diversos formatos, mídias e materiais. As inscrições para o projeto vão até esse sábado, 10 de fevereiro, e os interessados em participar devem ler o Edital, preencher a ficha de inscrição disponibilizada no site e enviá-la para o e-mail levantes@ufpa.br.

A exposição “Levantes Amazônicos” faz parte das ações dos projetos de pesquisa da Universidade Federal do Pará (UFPA), “O destino da indignação: imagem e sublevações na Amazônia” e “Alegorias do sofrimento e da resistência: disposições afetivas da política em imagens fotográficas”, ambos voltados à pesquisa sobre imagem. Segundo o Professor de Comunicação Social da UFPA e coordenador do projeto “Levantes Amazônicos”, Dr. Leandro Lage, o objetivo da exposição é servir como uma ação de extensão que socialize o conhecimento, não apenas com a comunidade acadêmica, mas com a sociedade em geral.

A exposição busca dar enfoque aos artistas e trabalhos das Amazônias que reflitam múltiplas vivências e realidades da região. Além disso, as obras devem  transmitir de forma clara e sensível às emoções e desejos que atravessam a história e o cotidiano de lutas e resistências das culturas e dos territórios amazônicos. 

As obras selecionadas vão participar da Exposição “Levantes Amazônicos”, que vai ocorrer de 12 a 27 de julho, no Solar da Beira, localizado no Complexo do Ver-o-Peso, em Belém. O tema central da mostra será as relações entre imagens, emoções e lutas políticas.

Exposição “Levantes Amazônicos” acontecerá no Solar da Beira. Foto: Fernando Sette

A seleção das obras e artistas para a exposição será dividida em duas fases: uma sendo a curadoria popular e outra, a técnica. Na primeira fase, o Conselho Curador Popular, composto por líderes comunitários e representantes de movimentos sociais, avaliará as propostas inscritas e selecionará algumas para a próxima fase. Com o Conselho Curador Técnico, formado pela organização do projeto, será feita a verificação das condições técnicas e a viabilidade da participação das obras e artistas indicados pelo Conselho Popular.

De acordo com o professor Leandro Lage, o projeto está sendo um sucesso, com diversos artistas enviando suas propostas, desde nomes conhecidos no cenário das artes até artistas que estão iniciando agora. “Tem sido uma surpresa agradável pra gente porque não é um projeto com uma longa tradição como a gente vê em outras exposições na região. E também é modesto em termos de orçamento, a gente não dispõe de recursos de premiação. Todo nosso trabalho vem do financiamento das verbas de pesquisa e, como a gente sabe, são verbas destinadas à educação no nosso país e que não são tão volumosas. Por exemplo, elas não podem remunerar nenhum artista ou membros da equipe organizadora, a não ser os bolsistas do projeto”, explica Leandro.

Por mais que tenha um caráter artístico, a exposição é parte do plano de ações das pesquisas realizadas pelo professor e pelos demais membros envolvidos e, por conta disso, não deve se restringir apenas ao universo de pessoas com interesse em arte. Leandro Lage explica que, além do aspecto artístico do projeto, ele espera que o público se mobilize para a produção de conhecimento que a pesquisa vai apresentar. Também será um momento de valorização desse espaço que é o Solar da Beira, o Ver-o-Peso e seus trabalhadores. “A gente tem muita esperança de que nosso evento não seja apenas mais uma programação artístico-cultural, mas que ela seja também uma oportunidade de inclusão das pessoas no universo da pesquisa científica”, conclui o professor.

Serviço:

Exposição “Levantes Amazônicos”

Prazo para inscrição: até 10/2/2024

Data da exposição: de 12 a 27 de julho de 2024

Mais informações no Instagram do projeto: @projeto_levantes

Edital e ficha de inscrição: https://levantes.ufpa.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Jambu