Da Redação | Fotos: Wellyngton Coelho
A Fundação Cultural do Pará (FCP) realiza, mais uma vez, a “Semana do Quadrinho Nacional”, agora em sua 10ª edição. A programação conta com diversas oficinas e workshops voltados à produção de quadrinhos, além de exposições, feiras e muito mais. A programação inicia nesta terça-feira (30), na Biblioteca Pública Arthur Vianna, e segue até sexta-feira (2 de fevereiro), a partir das 10h. Todas as atividades realizadas são gratuitas, porém há algumas que precisam de inscrição prévia. Abaixo da matéria colocamos os links para as inscrições.
Realizado desde 2015 pela Fundação, o evento tem como proposta partilhar com o público conhecimento, informação e entretenimento, além de estímulo à leitura e à produção de histórias em quadrinhos. A “Semana do Quadrinho Nacional” também visa dar destaque às produções realizadas no Brasil, com foco no Pará e Região Norte. Por esse motivo, essa edição tem como parceiro o Coletivo BRT, que ministrará as atividades práticas e ficou responsável pela criação das marcas desta edição.
Para Jorge Ramos, técnico em gestão cultural da Biblioteca Pública Arthur Vianna, o evento tem o papel de fomentar e difundir a produção de quadrinhos e ilustrações do cenário paraense. “Esse papel surge de diversas maneiras, com a apresentação de oficinas, exposições e os debates, mas também na utilização das ilustrações dos artistas que vêm aqui expor a sua arte. Então, é importante notar que em cada edição a Semana do Quadrinho cumpre muito bem essa função de destacar e homenagear diversos artistas”, explica.
Este ano, a programação da “X Semana do Quadrinho Nacional” conta com diversas programações nos espaços do Centur. Dentre as atividades propostas estão: Feira dos Quadrinhos, com livreiros, livrarias e produtores da área; Workshop de Quadrinhos envolvendo temas como composição, arte-finalização e storytelling para HQ’s; MasterClass sobre “História em Quadrinhos: A Narrativa e a Genealogia do Autor”, junto de painel sobre os dez anos do evento, e anúncio do “Concurso de Quadrinhos 2024”; Lançamento de diversos quadrinhos; Balão de Fala, um bate-papo sobre produção em quadrinhos; e exibição de diversos filmes animados no Cine Líbero Luxardo. Para mais informações sobre cada uma das atividades citadas, confira a tabela a seguir:
Para Felipe Garcia, membro do Coletivo BRT, o cenário paraense de quadrinhos tem se diversificado cada vez mais, porém ainda precisa expandir para ter um local de destaque dentro da área cultural. “As expectativas pro evento estão as mais positivas possíveis. A primeira semana do quadrinho que fui ocorreu em 2015, e foi um pontapé gigantesco para iniciar minha carreira de quadrinista. Participar do evento agora na parte da produção é algo completamente surreal. A meta, tanto minha como do restante do coletivo, é criar um evento bom o suficiente para fomentar novos criadores para os quadrinhos”, compartilha Felipe.
Serviço:
“X Semana do Quadrinho Nacional”
Data: de 30 de janeiro a 2 de fevereiro
Horário: a partir das 10h
Local: Fundação Cultural do Pará, Centur
Endereço: Av. Gentil Bittencourt, 650 – Nazaré, Belém
Entrada Gratuita
Inscrição para expositores na Feira dos Quadrinhos
Inscrição para expositores no Beco dos Artistas