Da Redação | Foto: Ricardo Mangolin
Estrelando Julia Lemmertz, o espetáculo é uma adaptação de Aluízio Abranches e Fernando São Thiago da peça “A Tempestade”, do escritor inglês William Shakespeare. Depois de uma longa estadia de sucesso no Teatro Poeira (RJ), chegou a vez de Belém ser apresentada à história de Próspera, que no texto original shakespeariano é Próspero. As duas apresentações acontecem no Theatro da Paz, nos dias 01 e 02 de fevereiro, às 20h30. Os ingressos podem ser adquiridos pela internet ou na bilheteria do Theatro.
Além de Julia, integram o elenco os atores e atrizes Ariane Souza, Augusto Trainotti, Luiza Loroza e Luiza Lemmertz, sob a direção de Aluizio Abranches. Na peça original escrita entre 1610 e 1611, Shakespeare acaba levantando discussões e reflexões importantes e necessárias atualmente, ao tratar de temas como etnia, gênero, poder e patriarcado. Segundo os autores da adaptação, não há desequilíbrio de gênero tão radical em nenhuma peça do escritor inglês, e como resposta ao original, criaram “Tempestade”, uma adaptação que pretende conduzir a história a partir de um recorte feminino.
A obra se passa numa ilha mágica. Personagens humanos se misturam com personagens encantados. Uma tempestade é invocada através de um ritual de magia. Um acerto de contas do passado resgata o tempo. A vida olhada pela poesia de Shakespeare: “Somos todos feitos da mesma matéria que os sonhos são feitos, E nossa vida breve é circundada por um adormecer.”
Com a mudança do gênero do protagonista, o enredo da livre-adaptação pretende apresentar um contraponto à figura masculina e patriarcal incorporada ao Próspero original. Aumentando ainda mais a discussão de gênero dentro da peça, as personagens femininas bruxa Sycorax e a Princesa Claribel, invisibilizadas no texto original, com apenas menções pelos personagens masculinos, ganham vida, corpo e voz nas atuações de Ariane Souza e Luiza Loroza, respectivamente.
Próspera é uma duquesa que despertou em alguns homens suas faces mais perversas, graças a sua autonomia sobre si mesma. Ela sofreu um golpe do próprio irmão quando precisou se afastar do ducado para cuidar de sua filha recém-nascida, Miranda. Fugindo de um destino cruel, mãe e filha se vêem obrigadas ao exílio em uma ilha mágica, onde aprendem sobre a magia da natureza, dentro de uma metáfora ao resgate da alma feminina. Julia e Luiza Lemmertz, mãe e filha na vida real, atuam juntas pela primeira vez no teatro, interpretando Próspera e Miranda, mãe e filha na ficção.
A peça “Tempestade” estreou em setembro de 2023 no Teatro Poeira (Rio de Janeiro), onde permaneceu em temporada até dezembro. A temporada carioca alcançou grande sucesso, com casa cheia em todas as apresentações, e agora a montagem chega em Belém para duas únicas apresentações nos dias 01 e 02 de fevereiro, às 20h30.
SERVIÇO:
Peça “Tempestade” chega à Belém com duas apresentações no Theatro da Paz
Datas: Quinta, dia primeiro, e sexta-feira, dia 02 de fevereiro.
Local: Theatro da Paz.
Endereço: Rua da Paz, S/N, Praça da República.
Informações: (91) 4009-8750.
Horário: Sessão às 20h30.
Ingressos: Bilheteria do teatro ou através do site TicketFácil.
Classificação indicativa: 12 anos.