Da Redação | Fotos: Divulgação
As ocupações pelo interior da Amazônia no período da Cabanagem são o principal tema da exposição “Fronteiras Cabanas”, presente na sede do Arquivo Público do Estado do Pará. Diversos documentos históricos sobre as fronteiras por onde os cabanos passaram naquele período estão expostos ao público até o dia 31 de janeiro. A Mostra é gratuita e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
A exposição é uma das atividades do Preamar Cabano, iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura do Pará (Secult), que marca os 189 anos da Cabanagem e celebra os 408 anos de Belém. Além dos documentos, há diversos fatos históricos sobre a Cabanagem expostos na parte externa do edifício do Arquivo Público para informar a população sobre a dimensão e importância da revolta.
“Os painéis explicam, de forma simples e direta, o que foi a Cabanagem, visando atingir o público que passa em frente ao Arquivo e não tem muito tempo para ler. Os textos são curtos e simples. Já na parte de dentro, estão documentos que demonstram a amplitude da Cabanagem dentro do território amazônico”, explica Leonardo Torii, diretor do Arquivo Público.
Rodrigo Santos, graduando do curso de Licenciatura em História, aprovou a exposição. “Estou desenvolvendo uma pesquisa sobre os Guajajara, que são descendentes dos Tupinambá, que por sua vez povoavam esse território na época da invasão portuguesa. O Maranhão é onde os Guajajara estão, e os documentos revelam que também foi uma fronteira ocupada pelos cabanos. Achei muito interessante essa exposição”, disse o visitante.
Em diálogo com “Fronteiras Cabanas”, outra Mostra também integra a programação Preamar Cabano, denominada “Entremeio Cabano”, no Museu do Estado do Pará (MEP). Essa exposição pode ser visitada até dia 10 de fevereiro, das 9h às 17h, também com entrada gratuita.
“Aqui, iremos apresentar fotografias contemporâneas da Nay Jinknss, além de duas instalações de artistas contemporâneos e uma poesia de uma poeta quilombola contemporânea. A ideia é discutir o significado da Cabanagem, e como ela continua relevante até hoje, no presente”, informa Tamyris Monteiro, diretora do MEP.
Serviço:
Exposição “Fronteiras Cabanas”
Data: Até o dia 31 de Janeiro
Horário: Segunda a Sexta, das 8h às 14h
Local: Arquivo Público do Estado do Pará, Tv. Campos Sales, 273 – Campina
Entrada Gratuita