Portal Jambu

Da Redação | Foto: Reprodução “Cabana” – Divulgação

Comemorando os 408 anos da cidade das mangueiras, o Centro de Cultura e Turismo – Sesc Ver-o-Peso apresenta um misto de programas culturais gratuitos. Com show do quarteto “Veropa Sessions”, mostra de filmes dirigidos por Zienhe Castro e Adriana de Faria, entre outras atrações. A programação vai desta sexta (19) até sábado (20), no Sesc Ver-o-Peso, Boulevard Castilhos França.

A música popular paraense é o destaque dessa sexta-feira (19), a partir das 18h, com um repertório diversificado de bregas antigos, guitarrada, lambada e hits clássicos da música regional. Quem inicia a noite é um grupo formado por professores do Sesc Casa da Música, com a presença de Fernando Collins, Wilson Monteiro e Jesus Santos.

Às 19h30, o quarteto “Veropa Sessions” comandará o Baile do Veropa com sua música instrumental amazônida e paraense. Passeando pelo jazz e indo até o lundu, o coletivo criado em 2021 é formado por Marcelo Cardoso, Dangle Freitas, Emmanuel Penna e Rafael Guerreiro e promete embalar a noite com seus ritmos dançantes, criando uma atmosfera única. “O público pode esperar um baile que traz nosso trabalho de pesquisa nos ritmos amazônicos, que reflete nas composições autorais e nos clássicos da cultura paraense. As expectativas são as melhores para esse baile, nessa instituição que também exalta a cultura paraense e amazônica”, afirma Marcelo.

Além de música, o público também pode participar da mostra com as produções da diretora paraense Zienhe Castro e a exibição do curta “Cabana”, de Adriana de Faria, ambas as programações contam com bate-papos com as diretoras após as exibições. A Mostra de Curtas Zienhe Castro exibirá filmes como “O Homem do Central Hotel” (14+) e “Praiano” (L) e tem início a partir das 19h, dessa sexta-feira, na sala de cinema do Sesc Ver-o-Peso.

No sábado, a mostra seguirá exibindo as produções de Zienhe, mas antes, mantendo a atmosfera da sétima arte dentro do Centro de Cultura e Turismo – Sesc Ver-o-Peso, haverá a exibição de “Cabana”, seguida de um bate-papo com Adriana e sua equipe, às 16h. A história do curta explora a história de uma mulher cabana, que recebe uma visita inesperada, em meio à Revolta da Cabanagem.

Adriana conta que sua motivação ao escrever e dirigir “Cabana” partiu de suas reflexões acerca da revolta popular da Cabanagem, e da falta de produções cinematográficas que abordassem a história da revolução, assim como pelo apagamento da participação feminina durante a rebelião cabana. “O meu interesse sobre a Cabanagem sempre partiu de uma reflexão de viver nesse território, ter nascido aqui e estando no cinema me questionar por que não existiam filmes sobre a Cabanagem, e eu falo no plural porque eu acho que o meu pode ser o primeiro de muitos, porque a Cabanagem é um tema muito amplo e que pode ser abordado de inúmeras maneiras. Quanto ao ângulo feminino, foi justamente me perguntando por que eu deveria contar essa história, que parte de mim estaria apta a contar isso, e foi aí que eu me deparei com a perspectiva das mulheres e que há um grande apagamento histórico sobre a participação das mulheres na Cabanagem”, explica.

A diretora comenta, ainda, que ao estudar sobre esse momento histórico do Pará, exalta-se os grandes homens por trás da Cabanagem e a própria revolução personifica-se na imagem de um homem com chapéu e facão na mão, e que isto a motivou a buscar a história das mulheres nessa revolta popular. A diretora revela também que a inspiração para transformar essa história em curta veio de uma produção chamada “Noite Perpétua”, do português Pedro Peralta, que se passa em uma casa – o único espaço durante a obra – e aborda a história de uma mulher que precisa abandonar sua família durante a Revolução dos Cravos.

Serviço:

Dia 19/01:

Show Musical “MPP – Sesc Casa da Música” 

Horário: 18h

Baile do Veropa – Show Musical com Veropa Sessions 

Horário: 19h30

Mostra de Curtas Zienhe Castro e bate-papo

Horário: 19h 

Dia 20/01

Exibição do filme “A Cabana” e bate-papo com Adriana Faria e equipe

Horário: 16h

Segunda parte da Mostra de Curtas Zienhe Castro

Horário: Após a exibição de “A Cabana”

Toda a programação é gratuita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Jambu