Portal Jambu

Da Redação | Foto: Divulgação

Caracterizados pela sua mistura de ritmos amazônicos com a música caribenha, o grupo Raízes Latinas é formado pelo percussionista Nazaco Gomes e o multi-instrumentista Gabriel Dietrich. A dupla faz show nesta quinta-feira (11), às 20h, no Teatro Waldemar Henrique. O ingresso é R$30.

O repertório para esta noite será formado por músicas do seu próximo disco, que está em processo de gravação. As músicas tocadas misturam diversos ritmos,  indo do carimbó ao brega, cumbia ao bolero e do zouk ao retumbão, uma experiência familiar com sons típicos da região norte, mas que se transformam ao se unirem à tradição musical do Caribe. Dividindo palco com o Raízes, estão Mestre Curica e Renato Rosas, que também participam do álbum, e a cantora Layse e Bonno da Amazônia.

Sobre a dupla, o projeto surgiu no ano de 2020, no auge da pandemia e isolamento social, quando as composições e guitarradas de Gabriel se juntaram aos arranjos e a pesquisa musical de mais de 40 anos de Nazaco com ritmos amazônicos e caribenhos. O “Raízes Latinas” busca, tal qual uma raiz, espalhar-se pelo cenário cultural e criar um senso forte de comunidade entre os produtores da cultura local.

“A ideia [do projeto] era usar a linguagem da Guitarrada com ritmos que não são tão comumente usados, além dos clássicos, como cumbia, lambada e bolero. O nome foi o Nazaco quem deu. Acho que pela vontade dele de expressar as raízes latinas da musicalidade amazônica, a qual ele tem uma devoção mesmo, uma vida de dedicação […] Depois também descobrimos que o Giovanni Hidalgo, um dos maiores percussionistas do mundo, que é grande referência nossa, possui uma música chamada ‘Raíces Latinas“, diz Gabriel Dietrich.

Por conta das políticas de LockDown do início da pandemia de Covid-19, a dupla só teve a oportunidade de se apresentar em 2021, sendo lançada no Espaço Cultural Apoena. Após sua primeira apresentação, outro ponto chave do “Raízes Latinas” foi seu clipe “Para Aldo e Curica”, que contou com a participação dos próprios mestres, com diversas cenas gravadas no mercado do Ver-o-Peso e na Feira do Açaí.

Gabriel Dietrich conta sobre suas referências e como se sentiu ao tocar com algumas delas através de seu projeto com Nazaco. “As minhas maiores referências na hora de compor, sem dúvida, são os mestres da Guitarrada, o saudoso Mestre Vieira, e os mestres Curica, Aldo Sena e Solano, com os quais já tive a honra de tocar diversas vezes. Também possuímos influência da chicha peruana, nomes como Los Mirlos e Los Destellos”.

Quando se apresentam, Gabriel diz que o público costuma se animar bastante ao longo de todo o repertório da dupla. “A recepção do público costuma ser boa em todos os ritmos, o povo paraense sabe dançar de tudo, não é? Normalmente, em shows em formato ‘baile’, sem dúvida o brega e o carimbó movimentam muito bem a galera”, explica.

Serviço:

Projeto “Raízes Latinas” apresenta show inédito no Teatro Waldemar Henrique

Data: 11/01/24

Local: Teatro Experimental Waldemar Henrique, Av. Presidente Vargas, 645 – Campina

Horário: 20h

Ingresso: Lote por R$30

Mais informações: (91) 98277-6177 (Reginaldo) ou Instagram @raizes.latinas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Jambu