Da Redação | Fotos: Gustavo Sousa e Nucom
Inaugurada em dezembro, a exposição “Novos Contemporâneos” segue aberta para visitação do público neste mês de janeiro, com diversas produções de artistas com um promissor início de carreira. Ao todo, 20 artistas participam da programação, que reúne obras nas diversas técnicas, como: pintura, fotografia, escultura, pintura digital e desenho. As obras estão expostas na Galeria Benedito Nunes, podendo ser visitada gratuitamente das 9h às 17h.
A exposição é resultado de uma seleção proposta pelo edital “Novos Contemporâneos”, lançado em fevereiro de 2023, pela Fundação Cultural do Pará (FCP). O objetivo do edital foi incentivar e reconhecer a produção artística nas diferentes regiões do Pará. Os resultados refletiram essa intenção, com artistas selecionados de Abaetetuba, Belém, Breves, Bujaru, Cametá, Marabá, São Caetano de Odivelas e São Miguel do Guamá. Para Thiago Miranda, Presidente da FCP, o edital “é uma forma de garantirmos esse acesso aos equipamentos culturais do nosso Estado e também de darmos oportunidade para novos artistas”.
Eliane Moura, gerente da Galeria Benedito Nunes e coordenadora do edital, também compartilhou sua opinião sobre essa seleção e explicou seus benefícios para os artistas. “O prêmio é super importante para jovens artistas, porque além do prêmio monetário, eles têm suas obras incorporadas ao acervo da galeria, e isso é um grande reconhecimento para suas carreiras, forma currículo. Assim, esses artistas iniciam a sua trajetória de uma forma profissional, já tendo todo este arcabouço de estar fazendo parte de um acervo de mais de 37 anos”, comenta a gerente.
Dentre os 20 ganhadores do edital, estão: Rafaela Cardozo, Diego Azevedo, Odivan Baia, Yasmin Luiza da Costa Fonseca, Ceci Bandeira, Juliano Cardoso, Caio Paixão, Carlos Gatinho, Antonio Jr, Fiama Rodrigues, Geiza Brito, Marcus Vinicius, July Silva, Luiza Lopes, Luiz Felipe, Maria Itatiane, Suyanne Moraes e Andressa Palhiana.
Dias Junior, um dos premiados, é do município de Abaetetuba e expõe na “Novos Contemporâneos” sua obra feita com tinta óleo sobre tela. “Recebo (o prêmio) com muita felicidade porque é um prêmio muito importante, principalmente para outros artistas que não são os de Belém. Ele veio gerar oportunidades para artistas de outras cidades do Estado e isso é muito gratificante, não só para mim, mas também para o meu município”, compartilha Dias Junior.
Outra premiada é Rafaela Cardoso, com sua fotografia chamada “Interior”. “É muito importante receber essa premiação porque é um reconhecimento de um trabalho que às vezes não é tão valorizado e principalmente quando estou expondo fora da minha cidade, que é Marabá. Então, expor na capital, onde tem muita movimentação, muitas pessoas, é um processo importante para a minha carreira, pois isso dá um gás maior para continuar produzindo e continuar nesse meio artístico, como artista e, futuramente, educadora. Essa premiação é uma ótima forma de incentivo”, conclui Rafaela.
Serviço:
Exposição coletiva “Novos Contemporâneos”
Data: 14/12/2023 até 02/02/2024
Horário de visitação: 9h às 17h
Local: Galeria Benedito Nunes (Centur).
Entrada gratuita