Portal Jambu

Da Redação | Foto: Divulgação

A Câmara Municipal de Cametá realiza, nesta quarta-feira (20), uma homenagem ao escritor e jornalista Salomão Larêdo pela sua contribuição à literatura paraense e promoção da cultura popular. Na ocasião, o escritor será prestigiado com a Comenda Gentil Bittencourt, honraria concedida a pessoas que se destacam por relevantes serviços prestados ao município e ao Estado do Pará. A cerimônia ocorrerá às 9h, em sessão solene na presença dos vereadores do município.

Larêdo é cametaense e nasceu na Vila do Carmo. O escritor dedicou sua carreira a retratar a Amazônia, com sua cultura e tradições, contribuindo significativamente para a literatura paraense. Há quase trinta anos, Salomão Larêdo se dedica à promoção da leitura e formação de leitores que tenham consciência social, crítica e política. Suas obras buscam explorar histórias, misticismos, sincretismos e o cotidiano mágico da sociedade amazônica, enfocando, principalmente, grupos marginalizados.

“Quem começa a ler um livro meu, logo fica mundiado, seduzido, fisgado e visgado pelo enredo, pela maneira gostosa, simples de escrever, pois não escrevo para intelectual, escrevo para leitora e leitor, para o povo, sempre valorizando o que é nosso, utilizando a linguagem do povo da Amazônia, o sotaque paraense, tudo tão rico, quase não lido, não estudado”, declara Salomão.

Salomão Larêdo já lançou mais de 50 obras, ao longo de sua carreira

A homenagem a Salomão Larêdo foi proposta pelo ex-vereador de Cametá, Iracy Nunes. A Comenda Gentil Bittencourt é concedida a brasileiros notabilizados pela prestação de relevantes serviços ao Município de Cametá e ao Estado do Pará, nas áreas da cultura e educação, como escritores, professores, pesquisadores e historiadores. Larêdo afirma ter recebido a notícia da homenagem com bastante alegria. “A reação é de agradecimento a Deus e a Nossa Senhora do Carmo, essa mulher poderosa que sempre está me guiando e aos componentes do Poder Legislativo de Cametá, os prezados vereadores”, diz. 

Em constante produção, refletindo seu compromisso em disseminar a cultura paraense, o autor planeja lançar novas obras em 2024, incluindo os romances “Onze Bandeirinhas”, “República das Mulheres” e o “Império da Feitiçaria”. 

“Leio, escrevo e pesquiso todo dia. Tenho muita disciplina, cuidado, proseio com todo mundo, anoto e desenvolvo cotidianamente os textos e por isso há sempre muitos livros novos sendo concluídos nas muitas fornadas e que quero publicar”, conta Salomão, que entre a vasta produção, estão as obras “Olho de Boto” e “Cabaré dos Bandidos”.   

Além da Comenda Gentil Bittencourt, o autor paraense recebeu diversas honrarias ao longo de sua carreira, incluindo prêmios literários pelo Brasil e no exterior. Neste ano, foi um dos homenageados da 26ª edição da Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, ao lado da escritora castanhalense Heliana Barriga. 

Serviço:

Salomão Larêdo recebe a Comenda Gentil Bittencourt

Dia: 20 de dezembro

Hora: 9 horas

Local: Câmara Municipal de Cametá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Jambu