Portal Jambu

Da Redação | Foto Dhenyfer Gisele

A exposição “Confluência das Águas” pode ser visitada até sexta-feira (15), no Casarão FotoAtiva. Estão expostas as obras feitas pelos alunos da Escola Bosque, em Cotijuba, e do Colégio Antônio Lemos, em Santa Izabel, que foram produzidas durante o projeto “FotoAtiva, Encontro das Águas”, organizado pela Associação FotoAtiva. A exposição está aberta das 15h às 18h, com entrada gratuita.

Em comemoração aos 40 anos de existência, a Associação FotoAtiva preparou uma série de ações, não apenas para os que almejam uma forma diferente de lidar com a imagem, mas também para aqueles que desejam voltar o seu olhar para as questões sociais e locais. Uma delas foi a “FotoAtiva, Encontro das Águas”, que consistiu em visitar as escolas Antônio Lemos e Bosque para ministrar oficinas de câmera escura, pinhole e pincel de luz, todas com o cuidado ao processo pessoal de cada indivíduo.

“Para mim é super importante esse projeto, principalmente pela metodologia que o corpo educativo trabalha. Não falamos da fotografia pela fotografia. Mas sim a vivência, o ouvir, o sentir, o estar aberto para descoberta. E fazer com que as pessoas que estão ali vivenciando esse momento sintam-se livres para criar, e percebam que há nesse espaço uma escuta sensível”, disse Irene Almeida, presidenta da Fotoativa e instrutora do projeto “FotoAtiva, Encontro das Águas”.

Durante outubro e novembro, o projeto teve ao todo 51 alunos, todos com suas obras expostas no Casarão da Fotoativa. Irene descreve o trabalho feito nas escolas como um processo reflexivo que convida os participantes a “apreciarem o seu entorno, de maneira a estimular a formação de novas imagens a partir dessa observação”.

Foto produzida para a exposição “Confluência das Águas”

A exposição é composta por materiais produzidos nas oficinas, vídeos sobre os processos e exposição dos métodos de ensino e práticas da Fotoativa, cópias em Pinhole e Pincel de luz impressas em tamanho 20 x 20 cm, fotografia de documentação das ações impressas em 40 x 30 cm, vídeo projetado com entrevistas e trechos das oficinas.

A FotoAtiva busca com “Confluências das Águas” sensibilizar os olhares dos jovens através de uma produção fotográfica mais artesanal, tudo para formar adultos como novos agentes culturais comunitários e multiplicadores, que pensem o mundo a partir das particularidades de suas próprias comunidades.

Serviço:

Exposição “Confluências das Águas”

Data: Até 15/12

Horário: 15h às 18h

Local: Associação Fotoativa, Praça Barão do Guajará (Mercês) – Campina

Entrada gratuita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Jambu