Portal Jambu

Da Redação | Foto: Reprodução Curta “Ventre”

Após sucesso em 2022, o Festival Jambu Live retorna com mais uma edição da “Mostra Amazônia Mutitelas”. Dentre os curtas selecionados pela organização do evento, está “Ventre”, de Gaia Bê, lançado em 2018. A obra tem como tema o aborto, mas também comenta a relação histórica das mulheres com o sacro. O curta-metragem será exibido no dia 23, às 18h, no Memorial dos Povos.

A direção do curta ficou a cargo de Gaia Bê, multiartista não binárie nascide na região amazônica. Elu também desenvolve pesquisas decoloniais sobre gênero, cinema, sexualidade e teatro. Desde 2021, é membre do grupo de pesquisa em Comunicação, Redes Textuais e Relações de Saber/Poder (PPGCOM/UFMG). Gaia Bê descreve o curta como “uma declaração de guerra contra a misoginia e a opressão”.

O curta possui dois personagens, Ela e Feto, que estão em conflito sobre suas existências. Enquanto Ela busca espelhar pessoas que sofrem com as responsabilidades da gravidez, Feto passa apenas de uma projeção da própria sociedade e sua observação com o corpo feminino. No fim, a história retrata o conflito de interesses que ocorrem no momento em que uma pessoa decide abortar.

Para representar essa história, a produção optou por uma abordagem mais subjetiva, errática e brutalista. Em diversos momentos o curta expõe o público a fortes flashes, sons incômodos e sequências conceituais. Essas escolhas colaboram nos momentos de angústia, tristeza e desolação de Ela. Outra escolha interessante é a ausência de outros personagens, despersonalizando a ideia de um agressor dentro da história e dando esse papel ao que chamamos de sociedade.

Outro elemento chamativo no curta são os fortes paralelos religiosos. Ela usa uma releitura da coroa de espinhos usada por Jesus, enquanto o Feto é crucificado. A obra usa dessas narrativas secular para dar mais força à mensagem do fardo que pode ser a gravidez. Além disso, o curta demonstra o quão antiga é a relação da sociedade com o ventre, com Maria sendo o exemplo a seguir.

A experiência de assistir ao curta é singular, quando comparado a produções que se vêem em salas de cinema. O Festival Jambu Live 2023 trará essa e outras obras de qualidade para a segunda edição da “Mostra Amazônia Multitelas”. Com entrada gratuita, o evento é uma oportunidade perfeita para um passeio com os amigos.

Serviço:

2ª Mostra Amazônia Multitelas

Data: 23/11

Horário: A partir das 18h 

Local: Memorial dos Povos, Avenida Gov. José Malcher, 257, bairro de Nazaré, Belém.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Jambu