Da Redação | Foto: Divulgação
Após um período longe do público, o Festival Toró volta em sua sétima edição para difundir o cinema universitário brasileiro. Ao todo, serão exibidos 60 curtas-metragem concorrendo nas categorias de ficção, documentário e experimental. O evento acontece de 21 a 25 de novembro, na sala de cinema do Centro Cultural Sesc Ver-o-Peso, em Belém, e com entrada gratuita para todas as exibições.
O Toró, Festival Audiovisual Universitário de Belém, é um projeto de extensão do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Pará (UFPA), coordenado pelo professor Alex Damasceno. O projeto surgiu em 2015 para divulgar a produção cinematográfica em ambiente educacional, de cursos técnicos ou graduação. Desde então, o Festival já teve 4 edições presenciais e 1 virtual, em 2020, mas que volta ao modelo físico após dois anos de hiato.
De acordo com os organizadores do evento, mais de 130 trabalhos foram inscritos para a 7ª edição do Toró, e após a curadoria realizada por docentes do Curso de Cinema e Audiovisual da UFPA, a mostra final fechou com 51 curtas. Dentre eles: 18 são do Nordeste, 11 do Norte, 10 do Sul, 7 do Sudeste, 4 do Centro-Oeste e 1 produzido em Cuba por um brasileiro. Esses concorrerão às categorias de ficção, documentário e experimental, com júri oficial do festival constituído por estudantes e profissionais da área.
Fora das três categorias principais, no dia 25, haverá a Mostra Cinema UFPA com 9 produções de alunos para mostrar ao público as diferenças do cinema universitário nacional em relação ao local. Além disso, a edição deste ano do Toró traz uma nova categoria para essas produções chamada Prêmio Ana Lobato, nome dado em homenagem à idealizadora do projeto que teve uma trajetória marcada pela valorização da formação e da difusão audiovisual.
Serviço:
7° Toró – Festival Audiovisual Universitário de Belém
Data: De 21/11 a 25/11
Programação:
21/11: abertura do evento às 18h30;
22, 23 e 24: sessões às 15h, 17h e 19h;
25/11: Mostra Cinema UFPA às 16h e Cerimônia de Premiação às 18h30.
Local: Centro Cultural Sesc Ver-o-Peso, Boulevard Castilhos França, bairro da Campina, Belém.
Entrada Gratuita