Da Redação | Foto: Fagner Damasceno
Inaugurada no mês passado, a exposição “Daqui” tem o intuito de apresentar uma Amazônia diferente da mostrada pela mídia. A mostra reflete a importância da urbanidade amazônica e suas diversas nuances, com fotografias produzidas nos últimos dois anos. “Daqui” tem a direção do artista Fagner Damasceno e curadoria de Isabela Canto, e está exposta no Espaço Cultural CANTO, no edifício Manoel Pinto, em Belém, até o dia 15 de dezembro.
A exibição fotográfica procura explicar o sentido da frase “o que é ser daqui”, pensamento que deu nome ao título. Desse modo, com um ar místico e desconhecido, a mostra se propõe a expor a diversidade do território com uma pluralidade de vivências existentes no cotidiano, além dos contrastes presentes na simbiose amazônica, a floresta e a cidade, o sagrado e o profano, demonstrando que tudo tem o seu lugar no mundo.
Na composição das fotos, foram empregadas características que remetem à ocupação de espaços, à diversidade cultural e à representatividade da comunidade LGBTQIAPN+. Além disso, a série fotográfica também conta com o artista amazônida Akhacio Amawaka, que foi fundamental na construção de uma direção criativa para a exibição das imagens.
Assim, os artistas da região dos Caetés trouxeram para a produção artística, a conexão com a natureza e o lado mágico da Amazônia. “Somos de Capanema e estamos aqui para lembrar que existe arte sendo produzida por artistas capanemenses ocupando lugares de representatividade e precisamos ser lembrados. É de enorme alegria poder contar com artistas que reforcem nossa identidade”, evidencia o diretor da exposição Fagner Damasceno, em suas mídias sociais.
Serviço:
“DAQUI” – uma exposição fotográfica de Fagner Damasceno
Data: De 5 de outubro até 15 de dezembro
Horário: De segunda a quinta-feira, das 09h às 17h30
Local: Espaço Cultural CANTO, 1° andar do edifício Manoel Pinto da Silva, Av. Serzedêlo Corrêa, 15, bairro de Nazaré, Belém.