Da Redação | Foto: Cid Alves
Iara, a sereia mãe das águas do folclore amazônico, é a homenageada na quinta edição do Cortejo Visagento. O tema deste ano é “Água: a mãe da vida pede socorro”, e o projeto busca chamar atenção à questão ambiental atual e o papel da comunidade em relação a ela. Promovido pelo Espaço Cultural Nossa Biblioteca (ECNB), o Cortejo Visagento acontece nesta terça-feira (31), às 18h, com concentração no Cemitério Santa Izabel no Guamá, em Belém.
O Cortejo tem como proposta o resgate da cultura local, com a valorização das lendas, visagens e assombrações que compõem o folclore regional da Amazônia. O evento também exalta a Semana Municipal da Matinta Pereira, instituída pela Lei 8330 de 16 de junho de 2004, que contrapõe a ideia americanizada do Halloween, já que também tem como propósito a valorização do folclore local.
Victor Ramos, escritor e membro da equipe do ECNB, explica como ocorrem as seleções dos temas. “Existe uma coordenação, que junto com a equipe do Espaço Cultural Nossa Biblioteca, reúne para pautar quais os assuntos em evidência, e de maior necessidade de ser discutido, e tentamos alinhar com esse contexto Visagento”, comenta.
“Os últimos anos tem sido um forte apelo ambiental, e as duas entidades por assim dizer, tem esse vínculo com a natureza, as que foram escolhidas, ano passado Curupira e este a Iara”, aprofunda, comentando também sobre essa ligação com temas ambientais que vem desde a edição do ano passado, que trazia como tema “Amazônia em Pé”, e homenageou o Curupira, espírito protetor das matas amazônicas.
O Cortejo também promove um concurso de fantasias com premiação em dinheiro. As categorias da premiação são: infantil mais performance, fantasia regional mais performance, fantasia geral mais performance, todas com prêmios de R$ 200,00 e inscrições gratuitas feitas no Cemitério Santa Izabel.
Haverá também um prêmio especial para a melhor fantasia de Iara, a lenda homenageada deste ano. A avaliação das fantasias será feita durante o trajeto do Cortejo, por jurados que estarão escondidos em meio ao público participante. O anúncio dos vencedores será feito no final do percurso, na praça Benedicto Monteiro.
Sobre a ENCB – O Espaço Cultural Nossa Biblioteca é uma biblioteca comunitária que existe desde 1977. Localizado no bairro do Guamá, em Belém, o ECNB promove oficinas, rodas de conversa com escritores e vários outros eventos de valorização à cultura e literatura paraense. A missão do Espaço Cultural é difundir a leitura com a democratização do acesso aos livros e do conhecimento, visando construir um bairro de leitores.
Serviço:
V Cortejo Visagento
Data: 31 de outubro.
Horário: Às 18h.
Concentração: Cemitério Santa Izabel, Avenida José Bonifácio, bairro do Guamá, Belém.
Trajeto do Cortejo: Saída do Cemitério Santa Izabel, Rua Paes e Souza, Travessa 14 de Abril, Rua Silva Castro, Avenida José Bonifácio, Rua Barão de Igarapé Miri e finalizando na Praça Benedicto Monteiro.