Portal Jambu

Da Redação | Foto: ASCOM – UFPA

Nesta manhã de sexta-feira (20), o auditório do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) é sede do encontro que discute a produção cinematográfica de autoria e temática indígena. “sonhar a terra, respirar a vida” é a primeira parte do evento, que se volta ao debate e à reflexão a respeito das produções e saberes indígenas. Além do dia 20, haverá outro encontro no dia 24, ambos das 9h30 às 17h.

“Sonhar a terra, respirar a vida” surge do programa de pós-graduação em letras da UFPA, que abriu, dentro de seu eixo de estudos literários, uma nova linha de pesquisa focada em poéticas e cosmologias indígenas. Mayara Ribeiro, professora de literatura e organizadora do evento, diz: “(…) O que deu origem ao meu projeto foi a ideia da necessidade de se sonhar um planeta Terra como um território que queremos habitar. (…) Essa ideia, ela é motivada pelo livro do xamã yanomami Davi Kopenawa, ‘A queda do céu'”.

Para o primeiro dia (20), após as palavras iniciais, às 9:30h, houve a exibição do documentário “Amazônia, a nova Minamata?”, seguida de um debate com o diretor, Jorge Bodanzky, e convidados. Pela tarde, às 14h, ocorrerá a projeção dos filmes documentários “Nhandesy” e “Minha alma não tem cor” da indígena Graci Guarani, que serão discutidas com os convidados posteriormente.

O segundo dia do encontro acontecerá na terça-feira (24), às 10h, e iniciará com a presença do Takumã Kuikuro, que exibirá seu documentário “A febre da mata” e participará de uma conversa sobre o filme junto de convidados. Em um segundo momento, às 14h, o documentário “As hiper mulheres”, de Kuikuro, Carlos Fausto e Leonardo Sette, será projetado. Logo depois, um debate será realizado com a linguista e antropóloga Bruna Franchetto, que estará presente de forma virtual.

Serviço:

Encontro “sonhar a terra, respirar a vida”

Data: 20/10 e 24/10

Horário: 10h às 12h e 14h às 16h

Local: Auditório do PPGL, localizado na Universidade Federal do Pará – Campus Guamá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Jambu