Portal Jambu

Da Redação | Foto: Filipe Bispo

Começar debates e estimular reflexões sobre o olhar do espectador no audiovisual são objetivos do I Seminário de Crítica de Cinema na Amazônia (ACCPA). O evento iniciou nesta terça (17), na Casa das Artes, em Belém, e conta com uma programação diversa com palestras, apresentações e debates com membros da Associação de Críticos de Cinema do Pará, além de convidados e críticos de outros estados.

O Seminário trará abordagens sobre temas contemporâneos e históricos, oferecendo um encontro entre o passado, o presente e o futuro do “fazer” e do “pensar” audiovisual. Entre os palestrantes e apresentadores estarão os críticos de longo histórico, Pedro Veriano, Luzia Álvares e Marco Antonio Moreira, e um grupo de cineastas e professores como Jorane Castro, Fernando Segtowick, Ana Cláudia Mello e Celso Luiz Prudente. As abordagens passarão por temas como cinema negro, feminista e indígena, processos de análise de filmes e formas de incentivo à cinefilia, entre outros.

Segundo Marco Antonio Moreira, idealizador do Seminário e presidente da ACCPA, a crítica tem uma importância fundamental para o Cinema. “A crítica de cinema tem uma importância histórica no entendimento e na valorização de movimentos estéticos do Cinema, como aconteceu com o Neorrealismo Italiano nos anos 40, com a Nouvelle Vague nos anos 50, o cinema novo no Brasil nos anos 60, entre outros movimentos”, explica.

Além de estimular debates e reflexões acerca do tema, outro dos propósitos do projeto é a ampliação do fomento do audiovisual estadual, e celebrar a rica história da crítica de cinema e sua influência nas transformações temáticas e estéticas promovidas por diversos cineastas. O papel político das produções cinematográficas e o surgimento de novas ferramentas tecnológicas na área serão abordados na programação do evento, assim como reflexões sobre interpretações de temas, temáticas e narrativas que influenciam análises fílmicas de caráter regional e global.

Marco diz que, de modo geral, o objetivo do evento é gerar discussões sobre o cinema em si, e não somente sobre a crítica. “O seminário vai propor uma série de reflexões através de mesas redondas e debates envolvendo críticos de cinema de Belém com grande trajetória local (como Pedro Veriano e Luzia Álvares), além de convidados, cineastas e professores que irão trocar suas visões e pensamentos com o público”, pontua.

A programação estimula o interesse ao conhecimento histórico da crítica de cinema a partir de informações sobre sua significativa atuação com relação ao entendimento das (r)evoluções temáticas e estéticas proporcionadas por diversos cineastas e as descobertas sobre uma frente política na cinematografia. O papel político das produções cinematográficas e o surgimento de novas ferramentas tecnológicas na área serão abordados na programação do evento.

A realização da iniciativa é da Associação dos Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) – que foi fundada em 1962 e tem um destacado histórico na crítica cinematográfica no estado, e da Fundação Cultural do Pará (FCP), por meio da Casa das Artes. A abertura do evento terá a apresentação musical de Paulo José Campos de Mello junto com a exibição do curta-metragem “O Imigrante” (1917), dirigido por Charles Chaplin. O músico tocará ao vivo uma interpretação musical do filme enquanto ele é projetado.

ACCPA – Fundada em 1962, a Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) tem um longo histórico de atuação no estado. São décadas de colaborações constantes em espaços de veículos de comunicação da região (sempre em espaços dedicados ao cinema), além da promoção de várias ações culturais cinematográficas – como cursos de cinema, festivais, mostras de filmes e sessões cineclubistas.

A ACCPA é uma das mais antigas e atuantes associações de críticos do Brasil e conta com a participação de críticos renomados como Pedro Veriano e Luzia Álvares, além da condução do professor e crítico de cinema Marco Antonio Moreira.

Serviço:
I Seminário de Crítica Cinematográfica na Amazônia Paraense

Programação:
Dia 17/10
18h30: Abertura com apresentação musical de Paulo José Campos de Mello e exibição do curta-metragem “O Imigrante” (1917), dirigido por Charles Chaplin.
19h: Histórias e Homenagens da ACCPA com Pedro Veriano e Marco Antonio Moreira.
19h30: Palestra com Luzia Álvares – “Crítica cinematográfica: Da história pessoal à importância de uma revisão quebrando saberes e mitos”.

Dia 18/10
18h30: Palestra sobre “Cinema: Por que, para que e para quem? As novas imagens sob o olhar da interseccionalidade (cinema negro, feminista e indígena)”, com Jorane Castro, Fernando Segtowick, Ana Cláudia Mello e Celso Luiz Prudente.

Dia 19/10
18h30: Palestra sobre “Processo de análise de filmes: Crítica e público”, com Augusto Pacheco, John Fletcher e Alex Damasceno.
20h: Palestra sobre “O incentivo à cinefilia: Os caminhos abertos nas novas tecnologias visuais”, com Marco Antonio Moreira e Lorenna Montenegro.
21h: Encerramento com “Uma declaração aos cinéfilos”, por Marco Antonio Moreira e Luzia Álvares.

Data: 17 a 19 de outubro.

Horário: a partir de 18h30.

Local: Casa das Artes, Rua Dom Alberto Gaudêncio Ramos, 236, Nazaré, Belém.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Jambu