Da Redação | Foto: Reprodução
A 9ª edição do festival “Música na Estrada: música e outras artes conectando pessoas”, chega a Belém nesta sexta-feira, 13 de outubro, no Theatro da Paz. O evento que é inteiramente gratuito e acontece no Norte e Centro-oeste do país todos os anos, já passou por Manaus, no estado do Amazonas e, depois de Belém, ainda passará pelas cidades de São Luís (MA), em outubro, e Boa Vista (RR), no mês de novembro.
A programação iniciará na sexta-feira (13), a partir das 20h, com a apresentação da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP), que exibirá a “5ª Sinfonia de Gustav Mahler em dó sustenido menor”, sob a direção e regência de Miguel Campos Neto. A obra composta no ano de 1902, é caracterizada pela conhecida abertura com uma marcha fúnebre inovadora, que costuma despertar a melancolia do público, algo diferente dos estilos anteriores de sinfonia que Mahler já havia apresentado.
Com diálogos de um piano e sons de natureza, o espetáculo multimídia “EcoMúsica – Vozes da Natureza” apresentará, no próximo sábado (14), às 20h, músicas de Tom Jobim e do próprio solista Fábio Caramuru com a presença de convidados especiais, a cantora Thaina Souza e o violoncelista Luiz sena. Dentre o repertório, estarão as músicas “Cigarra”, Bem-te-vi”, “Araras”, “Harpia” e “Sabiá, Saudade do Brasil” de Fábio Caramuru e “Dindi”, “Amparo”, “Meu Amigo Radamés”, “Sabiá” e “Two Kites”, de Tom Jobim.
E, por fim, o encerramento do festival será com o Quinteto Villa-Lobos, a partir das 19h do domingo (15), que este ano completa 60 anos ao lado de uma convidada especial, a pianista paraense Adriana Azulay. O grupo musical foi formado em 1962 e, desde então, atua na reprodução e visibilidade da música de câmara brasileira, além de continuar a expansão do seu repertório por diversos gêneros musicais.
O Festival Música na Estrada é uma realização nacional do Ministério da Cultura e do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei de Incentivo à Cultura e da Kommitment Produções Artísticas. Os ingressos das programações podem ser adquiridos na Bilheteria do Theatro da Paz até duas horas antes do início do evento, ou a partir das 09h nos dias das apresentações pelo site: www.ticketfacil.com.br.
Confira a programação artística abaixo:
13/10 – 5ª Sinfonia de Gustav Mahler
Programa: 5ª Sinfonia de Gustav Mahler em dó sustenido menor
Direção e Regência: Miguel Campos Neto
Solista: Philip Doyle (trompa)
Horário: a partir das 20h
Local: Theatro da Paz
14/10 – EcoMúsica – Vozes da Natureza
Programa: Obras de Tom Jobim e Fábio Caramuru
Solista: Fábio Caramuru (piano)
Convidados Especiais: Thaina Souza (cantora) e Luiz Sena (violoncello)
Horário: a partir das 20h
Local: Theatro da Paz
15/10 – Quinteto Villa-Lobos
Programa: Obras de Ronaldo Miranda, Villa-Lobos, Hermeto Pascoal e Radamés Gnattali
Clarineta: Cristiano Alves
Fagote: Aloysio Fagerlande
Flauta: Rubem Schuenck
Oboé: Rodrigo Herculano
Trompa: Philip Doyle
Convidada Especial: Adriana Azulay (piano)
Horário: a partir das 19h
Local: Theatro da Paz
Serviço:
Festival Música na Estrada: música e outras artes conectando pessoas
Data: 13, 14 e 15 de outubro
Local: Theatro da Paz (Praça da República)
Horário: A partir das 20h, nos dias 13 e 14 e às 19h no dia 15 de outubro
Ingressos: Podem ser adquiridos em até duas horas antes do início do evento na Bilheteria do Theatro da Paz (funcionamento: de terça a sexta-feira, das 09h às 18h e no sábado e domingo, das 09h às 12h). E a partir das 09h nos dias das programações pelo site www.ticketfacil.com.br.
OBS: O evento é gratuito, mas será cobrada uma taxa de serviço para retirar o ticket pelo site, no valor de R$ 2,00, com limite de até 2 ingressos por pessoa.