Da Redação | Foto: Carlos Borges
Com 130 estandes, a 11º edição da Feira de Artesanato do Círio (FAC) reúne diversos tipos de artesanatos regionais. Organizada pelo Sebrae, a feira acontece há 11 anos e o evento é o maior de artesanato do Pará e um dos mais importantes da região Norte. A edição deste ano acontece no estacionamento do Parque Porto Futuro, em Belém, e chega ao fim nesta quarta.
As novidades da décima-primeira edição do evento foram a ampliação do espaço da feira, que agora conta com 2 pavilhões e 30 estandes a mais que a edição do ano passado. Além dessa expansão, a FAC dispõe também de espaços novos como a Taberna da Nazinha, espaço voltado para a venda de produtos alimentícios variados, a Casa Artesanal, uma montagem decorada com artesanato que pode ser comprado, e o Espaço dos Biocosméticos, com produtos de beleza, estética e bem-estar produzidos com insumos amazônicos.
A expectativa da FAC é gerar R$ 1,5 milhão em volume de negócios e atrair 65 mil visitantes durante os dias de funcionamento do evento. Além da venda de artigos artesanais de diversas localidades do Pará, a feira também conta com programações musicais. Para o dia de encerramento, as apresentações serão da Tealentos – mostra artística de pessoas com transtorno do espectro autista – TEA, Tambor de Dentro, Gabriel Xavier e Banda Maré Cheia, e Pinduca. A parte musical da FAC inicia às 18h.
Histórico – A Feira de Artesanato do Círio faz parte de um trabalho realizado pelo Sebrae desde 1989, voltado para o artesanato no período do da festividade do Círio de Nazaré. O objetivo do evento é fomentar e promover o trabalho de artesãos paraenses, gerando oportunidades de venda durante e após a Feira.
A FAC é resultado da fusão, há 11 anos, de duas iniciativas: A Feira do Miriti, específica do artesanato de Miriti, atividade tradicional do município de Abaetetuba; e a Feira do Círio, que reunia o artesanato de outras tipologias, produzido em vários municípios paraenses.
Serviço:
11º Feira do Artesanato do Círio
Programação Musical:
18h – Tealentos – mostra artística de pessoas com transtorno do espectro
autista – TEA, Tambor de Dentro, Gabriel Xavier e Banda Maré Cheia, e
Pinduca.
Local: Estacionamento do Parque Urbano Porto Futuro, Rua Belém, S/N,
Reduto, Belém.
Data: Se encerra nesta quarta, 11.
Horário de Funcionamento: Das 10h às 22h.
Entrada Gratuita.