Portal Jambu

Da Redação | Foto: divulgação

Com enfoque na transformação social, o ator e ativista paraense Arth, apresentará nesta terça-feira, 10 de outubro, o conceito de “Slam Poetry”, em uma programação que faz parte do Projeto “Trilhas Compartilhadas”, no evento “Slam: Comparência”, no auditório da Casa das Artes, em Belém. A ideia do artista é romper com a estética padrão e formal do gênero poético e abrir portas para outros formatos, com críticas aos problemas e à desigualdade social presente no mundo contemporâneo.

A definição de Slam Poetry ou Poesia Slam vem do termo de origem inglesa “Slam”, que significa batida, com a palavra “poetry”, que quer dizer poesia, e é uma competição, em que os poetas leem ou recitam um texto original, como se fosse uma poesia falada. A batalha de poesia tem o objetivo de celebrar a palavra, a voz, o encontro e a escuta, além de ampliar vozes de grupos marginalizados e impulsionar o movimento artístico da periferia.

Como um espaço poético democrático, a Poesia Slam também surgiu para impulsionar a liberdade de expressão no meio cultural. “Como artista da cena e da poesia falada, eu trabalho com poesia slam, porque reconheço nessa manifestação artística a potência que ela carrega para abordar questões sociais, como as desigualdades de forma poética/artística para uma transformação social (…) Minha proposta é investigar sobre a poesia slam e suas formas de manifestação para entendimento dela como arte legítima”, ressalta Arth.

A técnica em gestão cultural da FCP, Deusa Vasconcelos, contou um pouco acerca da importância da programação para a visibilidade dos artistas. “É muito importante que nós, enquanto servidores públicos da cultura, promovamos esse tipo de evento, porque além do artista poder compartilhar suas experiências artísticas com o público, é uma forma de mostrar à sociedade o trabalho de uma política pública de editais, que é um dos carros-chefes da Fundação Cultural do Pará”, finaliza.

O Projeto “Trilhas Compartilhadas” foi contemplado pelo edital de Pesquisa e Experimentação da Fundação Cultural do Pará e é uma realização da FCP, por meio do Espaço Cultural Casa das Artes. O público-alvo do evento é a juventude negra periférica que perpassa por vários tipos de violências ou qualquer pessoa que esteja interessada pelo assunto. A entrada é inteiramente gratuita!

Serviço:

Projeto Trilhas Compartilhadas – Slam Comparência

Data: 10 de outubro

Horário: a partir das 18h30

Local: Espaço Cultural Casa das Artes

Entrada franca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Jambu