Da Redação | Foto: Alexandre de Moraes, Ascom UFPA
O cortejo cênico reúne diversas expressões artísticas, como dança e teatro, e por meio da arte homenageia Nossa Senhora de Nazaré. A edição 2023 ocorre no dia 6 de outubro, a partir das 18h. O Auto do Círio traz como tema “Nossa Senhora de Todas as Vozes da Amazônia”. A arrumação do cortejo será feita na Praça do Carmo, na Rua Dom Bosco, Cidade Velha, em Belém.
A primeira edição do evento aconteceu em 1993 e foi organizada pelas professoras Zélia Amador de Deus e Margaret Refkalefsk. O Auto chama atenção para as questões sociais, políticas, ambientais, econômicas e culturais da Amazônia, e tem como objetivo homenagear as populações da região usando a arte, potencializando também as expressões culturais do Pará. O cortejo acontece todos os anos na sexta-feira que antecede o Domingo de Círio, e a Edição 2023 é coordenada pela professora Inês Ribeiro, da Escola de Teatro e de Dança da UFPA.
A edição deste ano tem sua base narrativa sustentada em três temas: o mundo amazônico, negritude e transformação. Com a proposta de integrar ainda mais os grupos culturais de carimbó, pássaros juninos, brega, bois de máscara e outros, o projeto busca reuni-los em uma grande festa paraense. O Auto do Círio conta também com professores artistas dos projetos de extensão das escolas de Teatro e Dança e de Música da UFPA, artistas-devotos já envolvidos com o evento, artistas pertencentes à cultura popular e outros, todos unidos em defesa da Cultura Amazônica e pelas bênçãos de Nossa Senhora de Nazaré.
Uma das novidades que o evento traz para sua edição 2023 é a criação da Orquestra de Rua do Auto do Círio, em parceria com artistas locais, assim como a criação de uma música tema autoral para o Auto. Outra novidade é o retorno do início do trajeto do percurso para a Praça do Carmo, na Cidade Velha, diferente da edição do ano passado, que teve sua concentração e arrumação na fonte da Casa das Onze Janelas.
Serviço:
Auto do Círio 2023, “Nossa Senhora de Todas as Vozes da Amazônia”
Data: Sexta-feira, dia 6 de outubro.
Horário: Às 18h.
Local da Arrumação: Praça do Carmo, Rua Dom Bosco, Cidade Velha, Belém.
Trajeto: O trajeto do percurso inicia na Praça do Carmo, localizada na rua Dom Bosco,
no bairro Cidade Velha, e segue pela rua Doutor Assis até a Igreja da Sé, passa pelo
Instituto Histórico Geográfico e finaliza em frente ao Museu do Estado do Pará, onde
ocorre a Ascensão do Manto e a homenagem dos artistas-devotos à Nossa Senhora de
Nazaré.