Da redação
Neste último fim de semana, o Ministério da Cultura (MinC) anunciou em suas redes sociais três editais de bolsas para produção de curtas-metragens, todas direcionadas para cineastas estreantes. Cada um possui um tema ou direcionamento, sendo eles: “Curta Crianças 2023”, “Curta Afirmativo 2023” e “Curta para Mulheres 2023”. Serão dez bolsas de R$ 140 mil para cada uma dessas vertentes. O prazo para inscrição é até às 18h do dia 27 de setembro, no site do Mapa da Cultura.
A ação está sendo realizada pela Secretaria do Audiovisual (SAv), parte do Ministério da Cultura (MinC), e irá investir R$ 4,2 milhões em curtas originais e inéditos de diretores estreantes. Para serem considerados curtas-metragens, as obras devem possuir entre 10 e 15 minutos de duração, podendo ser tanto ficção quanto documentário, com a possibilidade de utilização de técnicas de animação.
Para o edital de “Curta Criança 2023“, está permitido a qualquer pessoa participar, contanto que as produções tenham sua temática voltada à infância. Já para o “Curta para Mulheres 2023“, há temática livre, porém deve ser direcionada a mulheres trans ou cisgênero a fim de promover o protagonismo dessas cineastas. Por fim, “Curta Afirmativo 2023” também possui tema livre, mas direcionado a pessoas negras e indígenas com o intuito de incentivar suas produções no cenário nacional.
Esta iniciativa tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento do audiovisual brasileiro enquanto introduz novos profissionais neste mercado. Para evitar seleções de muitos candidatos da mesma região do Brasil, cada uma, Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste, terão duas vagas reservadas.
Serviço:
Editais: “Curta Criança 2023“, “Curta para Mulheres 2023” e “Curta Afirmativo 2023“
Prazo: 27/09 às 18h
Inscrição: mapas.cultura.gov.br
Foto: Fernando Gregory | Fotolia
O Portal Jambu é um espaço de jornalismo experimental com matérias produzidas por estudantes de graduação da Faculdade de Comunicação da UFPA sob a coordenação da Profa. Dra. Regina Lima.