Portal Jambu

Da redação

A artista drag paraense  Tristan Soledade iniciou sua carreira nas performances há mais de 11 anos. Ela faz parte do movimento artístico de drag queens da região amazônica, as “Themônias”, e da produtora “NoiteSuja”. E agora, é também a única representante da Região Norte na primeira temporada do programa Drag Race Brasil.

Orgulhosa de sua origem belenense, Tristan carrega consigo elementos que remetem à terra que cresceu, especialmente em seu nome artístico. “Tristan vem de uma banda, chamada Tristania, que é uma orquídea também, e Soledade vem de um cemitério. É uma homenagem ao cemitério que existe no centro de Belém do Pará, minha cidade natal”, explicou a drag em vídeo gravado para a página oficial do programa no Instagram, o @dragracebr. 

Além da valorização da Amazônia, Tristan traz em sua arte elementos clássicos mesclados com o moderno: seu estilo não segue uma linha constante, buscando sempre reinvenção na composição de seus figurinos. Outra marca da artista é sua barba, utilizada como uma simbologia que quebra os paradigmas entre o masculino e feminino. Ela também valoriza a desconstrução visual e atribuir novos significados a imagens e elementos considerados antigos.

Em Belém, é uma das precursoras do movimento artístico “Themônias”, que vem ganhando cada vez mais destaque no cenário da arte contra-hegemônica e drag, no qual valorizam a cultura e elementos folclóricos típicos da Região Norte. “A gente nem fala mais drag, a gente fala Themônias. E eu sou a Themônia das Themônias em Belém do Pará”, brincou Tristan ao falar sobre o grupo, orgulhosa do movimento.

Tristan assumiu estar animada para competir e promete que será a vencedora, trazendo o prêmio para Belém, e afirma que apesar de ser bastante competitiva, deseja conhecer as outras participantes para formular a estratégia para chegar à vitória. 

Sobre o reality – Drag Race Brasil é uma edição brasileira do programa Rupaul’s Drag Race. Apresentado por Grag Queen e tendo sua banca de jurados composta por Dudu Bertholini e Bruga Braga, o programa estreia no dia 30 de agosto no streaming Paramount+ e às 21h na MTV Brasil. 

 

Foto: Divulgação

O Portal Jambu é um espaço de jornalismo experimental com matérias produzidas por estudantes de graduação da Faculdade de Comunicação da UFPA sob a coordenação da Profa. Dra. Regina Lima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Jambu