Portal Jambu

Da redação

 

Estão abertas as inscrições para ocupação do estande da Fundação Cultural do Pará (FCP) na 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, evento que será realizado no Hangar entre os dias 9 e 17 de setembro. O uso do espaço da FCP está disponível para sessões de autógrafos, lançamento de livro e bate-papos, de 11h às 19h. Para se inscrever, basta acessar o formulário online disponibilizado pela Fundação, que deve ser preenchido até a meia-noite do dia 28 de agosto.

A FCP, por meio da Diretoria de Leitura e Informação, visa valorizar e promover o hábito da leitura no Estado do Pará. A iniciativa faz  parte da estratégia da Fundação em universalizar o acesso à leitura, às bibliotecas e aos suportes de registro da informação. Uma de suas 4 vertentes principais é promover as pessoas como agentes de sua própria cultura, assim, abrindo espaço também para a produção e pensadores do Norte que podem vir a usufruir do estande.

O estande possui 30m² e estará disponível do dia 9 a 17 de setembro nos seguintes horários: 11h, 14h, 16h e 19h. No caso de haver dia e horário escolhido por mais de um profissional, a definição dos participantes interessados será feita a partir de sorteio. A FCP não arcará com os custos para as atividades realizadas, fornecendo apenas uma equipe técnica e equipamentos que incluirão: TV, microfones, sistema de som, sofá, mesas e cadeiras.

A capital paraense parece acompanhar a crescente da leitura no norte do país. Segundo a 5ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil publicada em 2020, realizada pelo Instituto Pró-Leitura junto do Itaú Cultural, 61% dos belenenses são leitores, percentual equivalente a 841 mil pessoas. Já a Região Norte é formada 63% por leitores, um aumento quando comparado a mesma pesquisa feita em 2015 que apontava para 53%.

O presidente da FCP, Thiago Miranda, declarou que o órgão “valoriza a literatura brasileira feita no Pará, em todos os cantos do estado. Seja por meio de editais, voltados para o fortalecimento das boas práticas em leitura, seja por meio de ações de promoção da circulação do livro, a FCP é idealizadora de iniciativas transformadoras”. Thiago afirma que a Fundação vem trabalhando junto do Governo para incentivar, não apenas a cultura no Paŕa, mas também na educação e leitura.

 

Serviço:

Estande gratuito da FCP na 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro- Ano 2023

Prazo: 28/08

Disponível: Online

 

Foto: Divulgação

O Portal Jambu é um espaço de jornalismo experimental com matérias produzidas por estudantes de graduação da Faculdade de Comunicação da UFPA sob a coordenação da Profa. Dra. Regina Lima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Jambu