Portal Jambu

Por Rafael Arcanjo*

A exposição “Juruna e Arara: Terra, Água e Vida na Volta do Grande Xingu” tem como objetivo divulgar o modo de viver, os saberes tradicionais e a história da ancestralidade das etnias por meio da produção artística e artesanal. O evento, que começou ontem, dia 9, traz a produção artesanal de 11 aldeias dos povos indígenas Juruna e Arara. A pintura corporal, a língua originária e o grafismo, são os elementos simbólicos que compõem também a exposição. Com entrada franca, o Espaço São José Liberto, no Jurunas, recebe a mostra até o próximo domingo, 13.

Trazendo a Belém 22 artesãos indígenas Juruna e Arara, a segunda edição do evento dá uma chance única aos visitantes, especialmente aqueles que visitam a capital paraense em decorrência dos eventos internacionais “Diálogos Amazônicos” e “Cúpula da Amazônia”, de conhecer de perto e se encantar com a história, a arte e a sabedoria desses povos, que têm sido transmitidas de geração em geração.

Além de poder aprender mais sobre a região do Xingu, quem for prestigiar a exposição terá a oportunidade de comprar miçangas, artefatos de madeira e tecidos estampados com a marca dos grafismos de cada etnia, itens comercializados durante a mostra.

Com a curadoria de Idanise Hamoy e Renato Imbrosi, e com fotografias de Walda Marques, a produção artística e artesanal que será apresentada ao público é resultado das atividades desenvolvidas pelo Programa de Patrimônio Cultural Material e Imaterial (PPCMI) do Plano Básico Ambiental do Componente Indígena (PBA-CI) da hidrelétrica Belo Monte, desenvolvido na região pela Norte Energia, concessionária da usina e realizadora do evento. A iniciativa também conta com o apoio do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme).

Ancestralidade e cultura – Ontem, dia 9 de agosto e data de abertura da exposição ao público, celebrou-se o Dia Internacional dos Povos Indígenas. Criado em 1992, pela Organização Mundial das Nações Unidas (ONU), a intenção desta data é homenagear e reconhecer as tradições dos povos originários, promover a conscientização sobre a importância de incluir essa população na sociedade, respeitando e alertando sobre os direitos e garantias previstas na Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas.

 

Serviço:

Exposição “Juruna e Arara: Terra, Água e Vida na Volta do Grande Xingu”

Local: Espaço São José Liberto, Praça Amazonas, Jurunas, Belém.

Data: até domingo, 13 de agosto.

Horário de funcionamento: Das 10h às 18h.

Entrada gratuita.

 

O Portal Jambu é um espaço de jornalismo experimental com matérias produzidas por estudantes de graduação da Faculdade de Comunicação da UFPA sob a coordenação da Profa. Dra. Regina Lima e do jornalista Marcos Melo.

Foto de Capa: Walda Marques / Divulgação

*Sob supervisão da jornalista Giullia Moreira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Jambu