Portal Jambu

Por Roberta Oliveira*

Nesta segunda-feira (7), Belém reunirá gestores da cultura, educação, meio ambiente e economia de países e estados da região amazônica no I Fórum Internacional Cultura, Sustentabilidade e Cidadania Climática. O evento faz parte da série de programações agendadas para a Cúpula da Amazônia – IV Reunião de Presidentes dos Estados Partes no Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), e tem o intuito de ampliar os debates sobre o papel da cultura frente a crise climática e outros problemas ambientais que percorrem o cotidiano recente.

Visando relacionar as experiências culturais com os problemas contemporâneos relacionados ao meio ambiente para assim delinear o desenho de uma visão estratégica sobre a criação de uma cidadania climática, as discussões sobre mudanças climáticas, cultura sustentável e inovações produtivas serão o foco da programação. A “economia verde” é outra das pautas presentes na roda de debates, abordando a relação entre práticas regionais e a promoção dos saberes no cotidiano das cidades que formam a região amazônica.  

Para a Secretária de Estado da Cultura, Ursula Vidal, as práticas e discussões assumem uma responsabilidade em serem vistas pelo telespectador como uma oportunidade para o desenvolvimento da Amazônia, para  torná-la menos desigual e que ovaciona a diversidade de seus povos. Além disso, representa uma chance de fortalecer a integração de políticas públicas relacionadas à cultura na Amazônia, focando na economia em um aspecto educacional e também ecológico.

Estão confirmados como convidados membros de secretarias ligadas ao meio ambiente como Marcelo Britto, Secretário Executivo do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal; Raimunda Monteiro, Secretaria Executiva do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência; Jorge Melguizo, ex-secretário de Cultura de Medellín, na Colômbia; e Eugênio Pantoja, Diretor de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do IPAM.

O evento é uma parceira entre o Consórcio Interestadual Amazônia Legal, por meio da Câmara Técnica de Cultura e Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), e Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, e apoio do Instituto de Proteção Ambiental da Amazônia (IPAM). O encontro é gratuito e será realizado no Teatro Estação Gasômetro, a partir das 8 horas. A programação será transmitida pelo canal da Secult no YouTube. As inscrições ocorrem na plataforma Sympla e vão até hoje (6), dia que antecede o evento.

 

Programação:

8h30 às 9h30 – Mesa de Abertura

9h30 às 11h00 Painel 1 – Experiências culturais e desenvolvimento socioambiental 

11h às 12h30 – Painel 2 – Experiências culturais de desenvolvimento urbano, cidadania participativa e clima. 

14h às 16h Painel 3 – Educação e cultura – Inovação produtiva e o futuro econômico da Amazônia 

16h30 às 18h30 Painel 4 – Políticas públicas integradas para uma cultura climática e de sustentabilidade 

18h30 às 19h30 – Mesa de Encerramento – Lançamento da carta

 

O Portal Jambu é um espaço de jornalismo experimental com matérias produzidas por estudantes de graduação da Faculdade de Comunicação da UFPA sob a coordenação da Profa. Dra. Regina Lima e do jornalista Marcos Melo.

Foto de Capa: Reprodução – Agência Pará

* Sob supervisão da jornalista Giullia Moreira e informações da Agência Pará.

 

 

 

 

 

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Jambu