Por Rafael Arcanjo*
Inspirado por relatos de moradores e caçadores do vilarejo Bomfim, do município de São João da Ponta (PA), o curta “Caçador de Cabeças”, produzido por uma equipe paraense, venceu a categoria de melhor animação no festival “Brazil New Visions International Film Festival”, onde disputou com obras do mundo todo. Além da categoria de animação, a obra foi indicada também em melhor direção.
O curta foi produzido no final de 2021, com incentivo do edital Cultura Digital – Aldir Blanc, e é uma animação experimental, construída no estilo motion comics. A equipe responsável pela obra é composta por Rod Rodrigues, diretor e roteirista; pela artista Tai Silva, responsável pelas ilustrações; pela jornalista e produtora audiovisual Melina Marcelino, produtora executiva; por Thiago Albuquerque, responsável pela trilha sonora original; pelo animador Eliezer França, responsável pela animação dos painéis; além de contar com a narração do ator Roberto Ribeiro.
A trama apresenta uma história de visagem inédita, vivida por um caçador durante uma noite de caça no interior rural do estado. A emulação da contação de histórias orais sobre visagens e encantados, figuras comuns nos contos e relatos das áreas rurais do Pará e da Amazônia, foi o propósito da obra desde o início. A primeira exibição pública do filme aconteceu em 2021, no vilarejo de Bomfim, local de onde vieram as histórias que inspiraram o curta. A apresentação foi ao ar livre, gratuita e voltada aos moradores da região.
“Caçador de Cabeças” também foi premiado na categoria nacional da Mostra Sesc de Cinema 2022, e selecionado para o I Festival de Cinema Açaí e o VIII Cine Horror (2023), eventos que acontecerão, respectivamente, em agosto e outubro deste ano.
O Portal Jambu é um espaço de jornalismo experimental com matérias produzidas por estudantes de graduação da Faculdade de Comunicação da UFPA sob a coordenação da Profa. Dra. Regina Lima e do jornalista Marcos Melo.
Foto: Divulgação
* Sob supervisão da jornalista Giullia Moreira.