Por Giullia Moreira
A palavra “Apoena”, da família linguística do Tupi-Guarani, significa “aquele que vê mais longe” ou “aquele que vai mais longe”. Tal simbolismo não poderia representar melhor a proposta do Espaço Cultural Apoena, que nesta última quinta-feira (20) inaugurou um novo local: a Casa Apoena, no bairro da Cidade Velha. O evento de abertura contou com a apresentação da artista Bruna BG, do DJ ME GUSTA, da banda Veropa Sessions e do bloco de cultura popular Nação Ogan.
Raul Bentes, gerente da Casa Apoena, destacou que a agenda da primeira semana de funcionamento do espaço é uma vitrine do que o público encontrará nas programações. “É um leque que se abre agora. Enquanto o Espaço Cultural Apoena, na Duque, tem aquela pegada de música paraense, com o brega, lambada, o zouk, o carimbó, a Casa Apoena vai ampliar os horizontes para a música brasileira. Vai abrir também pro rock autoral, pro hip hop, pra tudo o que é produzido no nosso estado. Brasilidades”, explicou.
Para além de um diverso itinerário com artistas e bandas da região, a Casa Apoena também foca em uma experiência confortável para seus visitantes e exalta a arte nortista e amazônida em seus mais variados formatos. Um dos exemplos mais marcantes de uma visita ao local será encontrar uma galeria, onde é possível conhecer e apoiar o trabalho de artistas visuais.
Aproximadamente 90 mil pessoas já passaram pelo Espaço Cultural Apoena, que acabou entrando na rota turística de Belém por apresentar o que há de melhor na culinária e música paraense. A partir da inauguração da Casa Apoena, ambos os espaços coexistirão de forma simultânea. Nesta sexta (21) e sábado (22), a Casa Apoena passa a funcionar normalmente e traz convidados especiais para os shows, como Brea Soul, DJ Raul Bentes, Félix Robatto e DJ Rebarbada.
Histórico – Idealizado por Ana Paula Guerreiro e Anderson Moura, o Espaço Cultural Apoena é um dos lugares de Belém que mais respiram a ancestralidade e riqueza cultural paraense e amazônica. Há quase 9 anos, o local funciona como um palco para que artistas consigam expor seus trabalhos e recebe turistas de outras cidades, estados e até mesmo países. “Nesses quase nove anos de trabalho, já realizamos aproximadamente três mil e quinhentos shows. Uma parte considerável desses shows são de pessoas da cena autoral da cidade. Já fiz uma quantidade significativa de lançamentos de projetos. Foi um importante palco para a música autoral independente regional do estado, recebendo artistas das mais variadas vertentes musicais. É um espaço cultural com a proposta de difundir e disseminar e apresentar a cultura da cidade de Belém”, comentou Anderson Moura, proprietário do espaço.
Em toda a sua trajetória, o espaço construiu junto aos artistas e público uma história de afetividade e crescimento. Um dos exemplos mais importantes disso pode ser observado através do DJ Raul Bentes, que atualmente também é gerente da Casa Apoena. “O Apoena foi uma casa que me abriu as portas quando eu tava começando a tocar, e aí surgiu uma parceria desde então, né? Eu virei quase que um DJ residente da casa. Tocava pelo menos três vezes no mês e foi lá que eu desenvolvi muito da minha pesquisa musical, tocando com as bandas que estavam lá. Lá eu criei boa parte do meu perfil de discotecagem e de pesquisa musical”, contou Raul.
Abrindo espaço para grupos de carimbó, tanto de Belém como do interior do estado, o espaço foi um dos primeiros a colocar o gênero musical em dias e horários nobres. Antes disso, de acordo com Raul, casas de shows costumavam menosprezar o carimbó, estabelecendo dias com pouco movimento para a apresentação dos artistas locais. “ O Apoena sempre bateu nessa tecla de deixar o carimbó nos horários nobres, na sexta, no sábado, e fez questão de trazer grupos de todos os lugares daqui, como São Caetano de Odivelas, Marapanim, entre outros. Isso é uma coisa que sempre me fez curtir o espaço: ver esse empenho em abrir as portas para a cultura do nosso estado”, concluiu.
Serviço: Casa Apoena
Horário de funcionamento:
Local: R. São Boaventura, 171 – Cidade Velha, Belém – PA, 66020-550 (Antigo Rebujo)
Instagram: @_casaapoena
O Portal Jambu é um espaço de jornalismo experimental com matérias produzidas por estudantes de graduação da Faculdade de Comunicação da UFPA sob a coordenação da Profa. Dra. Regina Lima e do jornalista Marcos Melo.
Foto: Marcos Melo