Por Roberta Oliveira*
Lançada no dia 30 de junho, a música “Swing Brasa” é resultado de uma parceria entre JR Diaz e o curuçaense PA Rapper que está ganhando o coração do público. A canção carrega batidas típicas do afrobeat, gênero musical que vem ganhando cada vez mais destaque no cenário da música nacional. O single é outro trabalho conjunto dos artistas, que já estiveram esbanjando cumplicidade em outros dois projetos no ano de 2022.
“Trabalhar com o Jr Diaz é sempre um prazer. Um grande artista, o qual consumo suas músicas com muita intensidade. Já trabalhamos anteriormente na faixa ‘+18’ e ‘preta rara’. É um artista muito criterioso, o qual respeito muito. Não lança qualquer coisa, e está sempre disposto a pular nos projetos junto comigo”, ressalta PA sobre a experiência de gravar outro projeto com Júnior Diaz.
PA Rapper é um artista do município de Curuçá que escreve suas músicas desde o ano de 2014, mas começou a lançá-las oficialmente apenas no ano de 2020. “Até a pandemia, eu ainda estava pensando em fazer vestibular para medicina… Nunca me imaginei seguindo a carreira artística. Minha família não apoiava. Peguei Covid-19 na primeira onda, fiquei muito mal, e depois da recuperação eu bati na mesa, e disse ‘É isso que vou seguir!’. E desde então, eu comecei a mostrar meu talento para todos. Hoje eu me sinto orgulhoso de ser quem sou. Ainda tenho muita luta pela frente, mas também muitas conquistas até aqui”, conta o artista.
Para Jr, o single sucede a canção “Chama o meu nome”, projeto do gênero de funk que foi lançado em abril deste ano. O novo single marca um grande momento na carreira do artista por confirmar ao público a versatilidade rítmica. Para ele, o desenvolvimento do projeto aconteceu de forma orgânica entre os dois artistas. “Swing Brasa surgiu pra mim de uma forma muito casual, estávamos de resenha, eu e PA na casa dele, e ele colocou o beat pra gente ouvir e a letra veio instantânea, acho até que só depois que o convite veio a partir de já ter começado a escrever, escrevemos tudo nessa noite”, disse JR.
Antes do afrobeat, PA já experimentou ritmos como trap, rap e o boompap raiz. A parceria em “Swing brasa” mostrou como os dois artistas são ecléticos na composição de suas canções. Com a produção de Sebastião Trindade, um videoclipe gravado na Praia do “Vai Quem Quer” em Cotijuba e dirigido por Robert Klay, “Swing Brasa” é o primeiro single do álbum “Atemporal”, que será lançado em breve por PA Rapper. A canção também é uma das primeiras obras a usar o afrobeat no cenário musical paraense e consolidou-se como um pontapé tomado de estilo, vibração e energia.
O Portal Jambu é um espaço de jornalismo experimental com matérias produzidas por estudantes de graduação da Faculdade de Comunicação da UFPA sob a coordenação da Profa. Dra. Regina Lima e do jornalista Marcos Melo.
Foto: Divulgação
* Sob supervisão da jornalista Giullia Moreira
Sei lá, o jeito que o #PortalJambu tem um cuidado com os detalhes, é diferente!
Vocês são incríveis Portal!
Confiram Swing Brasa nas plataformas digitais e assistam o vídeo clipe no YouTube no canal do PA!
Que honra estar por aqui 🥹🫶🏿 Obrigado por tanto, Portal Jambu. Vocês são incríveis.