Por Roberta Oliveira*
Desde a última terça-feira, dia 4, o teatro experimental Waldemar Henrique abre suas portas para receber o “IV Festival Cênico de Atores em Cena”. A exibição do projeto assume o intuito de valorizar o teatro e reconquistar o público acostumado a passar as noites assistindo filmes nas plataformas de streaming, trazendo grandes obras clássicas do cinema e literatura para isso. Títulos como “Toy Story”, “As Branquelas” e o “Auto da Compadecida” são alguns dos escolhidos para a adaptação teatral.
O festival estende-se até o próximo domingo, 09 de julho. A programação contará com a realização de cinco peças de gêneros variados, divididas uma por dia de show, e prometem encantar, emocionar e divertir o telespectador. O espetáculo é livre para todos os públicos, com enredos feitos ao gosto de todas as idades. As apresentações sempre acontecem às 20h, com exceção de domingo, o último dia de show, que começará mais cedo, às 17h.
O espetáculo “Toy Story”, que é o trabalho da conclusão de curso da turma infantil foi o responsável pela estreia do evento, na terça feira, seguido por “As Branquelas”, “O Auto da Barca do Inferno” e “Roque Santeiro”, respectivamente apresentados nos dias de quinta, sexta e sábado. Não haverá apresentação na quarta-feira. Os dias de eventos se encerram com a peça “O Auto da Compadecida”, no domingo. Até o momento, os ingressos para quinta-feira e domingo estão sendo os mais procurados pelo público.
Mais de 150 pessoas estão envolvidas nas apresentações, divididas entre os bastidores e os palcos. A peça infantil, “Toy Story” contou com um elenco composto apenas por crianças, e o “Auto da Barca do Inferno” é a produção com o maior número de pessoas no elenco. Os ingressos podem ser comprados tanto pelo modelo presencial, na bilheteria do Teatro Waldemar Henrique e nas dependências da escola Atores em Cena, ou on-line pelo site Palco Belém. O valor da entrada é R$50,00 e a meia, R$25,00, para todos os espetáculos.
O Portal Jambu é um espaço de jornalismo experimental com matérias produzidas por estudantes de graduação da Faculdade de Comunicação da UFPA sob a coordenação da Profa. Dra. Regina Lima e do jornalista Marcos Melo.
Foto de Capa: Bruno Moutinho
* Sob supervisão da jornalista Giullia Moreira