Portal Jambu

Por Giullia Moreira

Entre os dias 14 e 25 de junho, São Paulo recebe o festival In-Edit 2023, um evento onde são exibidos filmes nacionais e internacionais inéditos nos circuitos de cinema e streaming. Nesta programação, a lambada paraense ganha destaque com o documentário musical “As Origens da Lambada”, dirigido pelo músico, produtor e pesquisador Félix Robatto e da jornalista e produtora cultural Sonia Ferro. A produção terá a sua estreia mundial na próxima sexta-feira (16), às 16h, na Cinemateca Brasileira.

Mas, afinal, o que é a Lambada? Ela nada mais é do que um gênero musical nascido no Pará, sob influência de ritmos como o merengue, cúmbia, carimbó e guitarrada. De forma oficial, sabe-se que em 1976 foi lançada a música “Lambada Sambão”, por Pinduca, no LP “No Embalo do Carimbó e Sirimbó, volume 5”. Dois anos depois, em 1978, o Mestre Vieira lança o disco “Lambada das Quebradas – Volume 1” do Mestre Vieira, o que iniciou a popularização do ritmo na região.

Com uma história que remonta à década de 70 e que se cruza com as rádios da Amazônia, “As Origens da Lambada” visa contar este capítulo da história musical nortista através de músicas e entrevistas. No documentário, a equipe conversou com técnicos de som, produtores e músicos como o próprio Pinduca, Luiz Caldas, o produtor Jesus Couto e o radialista Waldo Souza. O filme é embalado por músicas de Félix Robatto que são um recorte desse gênero musical. Elas vêm do show gravado em outubro de 2019, durante o Festival Lambateria em Belém.

A produção foi selecionada por meio da lei estadual de incentivo à cultura do Pará (Semear), pelo edital Natura Musical, uma plataforma cultural da marca Natura que busca fomentar a produção musical brasileira e toda a sua diversidade há 18 anos. Além da obra documental, outros projetos culturais como Azuliteral, Festival Elas no Comando, Daniel ADR, Raidol também foram beneficiados através do edital.

Segundo Fernanda Paiva, Head of Global Cultural Branding, a plataforma é uma tecnologia social que vai impulsionar mudanças no presente e futuro. “A música é um potente veículo de conexão. Os projetos selecionados pelo edital Natura Musical representam diferentes pontos de vista e perspectivas e têm o poder de conectar conhecimentos e  referências para promover novos imaginários”, explica.

Além da sessão na Cinemateca Brasileira no dia 16, ainda haverão sessões de exibição nos dias 20 e 23, em São Paulo.  No dia 29, às 19 horas, o documentário será exibido na TV Cultura do Pará e na sequência um show especial de lançamento do filme no Espaço Cultural Apoena, em Belém.

A Lambada – Reza a lenda que quando essa música quente e dançante do Caribe começou a tocar por aqui, não tinha uma denominação, já que esses gêneros ainda eram pouco conhecidos no Brasil. Os radialistas pediam: “toca aquela”! Um radialista chamado Haroldo Caracciolo, que costumava apresentar seu programa acompanhado de uma dose de cachaça para aquecer a voz, é considerado o responsável pela denominação. Como aqui “Lambada” é um termo usado para algo quente, forte como um gole de cachaça, quando Caracciolo ia chamar essas músicas quentes seguido do gole, pedia ao programador: “vai aí uma Lambada”. E assim, a música quente e forte, regada à cachaça, virou esse gênero musical que ganhou o mundo.

 

Serviço – Lançamento do documentário “As Origens da Lambada”

Local: Festival In-Edit Brasil 2023

Data: 16/06 (sexta): 16h – Cinematec Brasileira

20/06 (terça): 16h – CCSP (Sala Paulo Emílio)

23/06 (sexta): 15h – Cine SPCINE Olido

29/06 (quinta): 19h – Exibição da obra na TV Cultura do Pará

 

O Portal Jambu é um espaço de jornalismo experimental com matérias produzidas por estudantes de graduação da Faculdade de Comunicação da UFPA sob a coordenação da Profa. Dra. Regina Lima e do jornalista Marcos Melo.

Foto de Capa: Bruno Carachesti

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Jambu