Portal Jambu

Por César Vieira*

O Festival Osga 2023 de vídeos universitários, promovido pelo grupo Ser Educacional, abriu  inscrições para a 17ª edição. As inscrições podem ser feitas pelo site  http://osga.sereducacional.com até o dia 30 de julho. O intuito da programação é aprimorar as ideias através do audiovisual, o talento dos universitários de graduação, pós-graduação e incentivar os estudantes na produção de cinema. O valor da premiação é de R$ 5 mil reais e o evento, este ano, traz uma novidade para os participantes.

Além das categorias de minidocumentário e ficção, o Osga 2023 divulgou uma nova categoria: videoclipe. Esta última, tem o propósito de mostrar uma grande junção bastante conhecida: vídeo e música. Bem aprovado pelos participantes, o videoclipe faz com que as manifestações visuais possam tomar formas e criem sentido no que está sendo transmitido.

Para Ítalo Viana, vencedor do festival Osga 2022 na categoria Ficção, participar da premiação foi muito importante, já que o ajudou a adquirir conhecimento, quando ainda era iniciante no audiovisual. Acompanhar cada projeto o encantou cada vez mais, e fez com que ele se sentisse vitorioso. “Desde o primeiro momento já sabia que iria ser o vencedor, pois sempre acreditei muito no meu potencial, e que entregaria da melhor forma possível. A ficha só caiu quando cheguei em casa e olhei o troféu. Me emocionei bastante, pois isso era tudo que eu precisava como um indicativo de que estava no caminho certo”, ressalta.

Segundo o professor Mário Camarão, membro da coordenação do grupo Ser Educacional, espera-se que o Festival Osga mobilize cada vez mais alunos para participação e incentive também a criatividade, habilidade que soma a todas as profissões, independente se trabalham com vídeo ou não. “Despertar o interesse pelo audiovisual e fortalecer habilidades entre nossos alunos voltadas para o digital. Hoje, a produção de vídeos, principalmente nas redes sociais, abarca todas as áreas do conhecimento e é um bom aliado para gerar autoridade e relevância profissional nas redes, seja qual profissão for”, complementa.

Para mais informações, acesse o site e fique por dentro do edital.

 

O Portal Jambu é um espaço de jornalismo experimental com matérias produzidas por estudantes de graduação da Faculdade de Comunicação da UFPA sob a coordenação da Profa. Dra. Regina Lima e do jornalista Marcos Melo.

*Com supervisão de Giullia Moreira.

Foto de Capa: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Jambu