Por Samara Teixeira*
Com o intuito de expressar a ancestralidade de seus corpos, os alunos do curso técnico e teatro da UFPA realizam, nos dias 27 e 28 deste mês, um evento para apresentar “Mandinga”, resultado da conclusão da disciplina Técnicas Corporais II, ministrada pela professora Ana Flávia Mendes. O espetáculo será no estacionamento da escola de Teatro e Dança da UFPA (ETDUFPA).
Nessa disciplina, discentes discutem noções de corpo, técnica e ancestralidade. A partir dos temas debatidos e das experiências adquiridas, eles apresentarão solos cênicos, aplicando as técnicas corporais e outros conceitos aprendidos. O principal foco é a criação e expressão de si, tomar conhecimento do corpo existindo aqui e agora, e o poder do fazer artístico, que existe como ponte fundamental à criatividade e autenticidade.
“Orixás, entidades, encantarias, entre outras energias do plano sensível, são os modos como os estudantes de teatro envolvidos no trabalho entendem e expressam ancestralmente seus corpos, vistos de forma integrada à natureza, e não como sujeitos apartados das águas, das matas e demais formas de vida na existência múltipla e, ao mesmo tempo, tão peculiar que é a Amazônia paraense”, comenta o aluno Miller Alcântara sobre o conteúdo da peça.
“Mandinga” é o resultado de um processo coletivo e individual de compreensão de ancestralidade como algo presente, existindo nos corpos de cada um, e não como um acontecimento passado, mitológico, completamente distante da realidade e da contemporaneidade. A produção da peça envolveu um longo caminho de autoconhecimento, incentivando os alunos a desafiarem o próprio corpo para entenderam mais de si.
“Mandinga pra mim é tudo o que reflete meu eu artista, é sobre as minhas raízes, negritude, fé, também é sobre a forma de encarar a natureza e todas as energias ocultas e encantadas que há nela e em nós”, afirma o aluno.
Serviço: Espetáculo “Mandinga”
Data: 27 e 28 de maio (sábado e domingo)
Horário: Sábado às 19h00 e domingo às 18:30.
Local: No estacionamento da escola de Teatro e Dança da UFPA (Tv. Dom Romualdo de Seixas com Tv. Jerônimo Pimentel — Umarizal, 820)
Ingressos: Evento gratuito.
Foto de capa: Awazônia
O Portal Jambu é um espaço de jornalismo experimental com matérias produzidas por estudantes de graduação da Faculdade de Comunicação da UFPA sob a coordenação da Profa. Dra. Regina Lima e do jornalista Marcos Melo.
*Com supervisão de Giullia Moreira.