Por Felipe Vilhena
Neste domingo (2), o grupo de jovens talentosos “Os Falsos do Carimbó lança o aguardado clipe “De cima do Rio Maguari. A obra retrata a vida daqueles que cresceram pela região de Outeiro e Icoaraci, sempre passando pelo rio Maguari. É uma homenagem às próprias vivências do grupo que, com sua música, tentam chamar atenção para os problemas da região enquanto exaltam sua beleza única. Os brincantes também realizaram um circuito para divulgar seu primeiro videoclipe, que se encerrou ontem (1), na Casa Flow.
Performada por Hugo Caetano, Melk Freitas, Arilson DiPreto, Lucas Silva e Flávio Cunha, “De Cima Do Rio Maguari” começa com um ritmo que coloca o ouvinte num clima festejante para logo em seguida jogá-lo para um atmosfera mais saudosista, de alguém falando dos tempos áureos de sua vida. No teaser lançado no canal oficial do grupo, existe o esforço de atrelar fortemente esse sentimento à infância do eu lírico, tendo em vista o grande foco em uma figura infantil durante toda a prévia.
“Essa produção é uma grande conquista para Os Falsos do Carimbó, pois celebra a nossa trajetória e aqueles que fazem parte da nossa construção como artistas de carimbó. O resultado é uma soma da ajuda de nossos parceiros e amigos”, disse Lucas Silva. Não sendo apenas sobre o lado bom de suas vivências, nos versos de Mestre Apolo da Caratateua, a produção visual também chama a atenção para um das maiores problemáticas que a população da ilha de Outeiro enfrenta: o transporte público.
“Os distritos de Outeiro e Icoaraci carregam um legado muito bonito na construção do carimbó. Entretanto, é importante dizer que nem toda inspiração sai de um cenário bonito e organizado, pois estamos falando de um território esquecido pelo poder público. Nosso objetivo é criar e recriar paisagens sonoras em uma narrativa afetiva de quem atravessa a cidade fazendo carimbó de verdade, porque de falso o grupo só tem o nome”, comenta Hugo Caetano. O videoclipe também homenageia grandes mestres do carimbó do interior do Pará e da região metropolitana de Belém, como Mestre Jaci, Mestre Lourival Igarapé, Mestre Nego Ray Mundé e Mestre Ney Lima Pela Paz.
O Grupo Os Falsos do Carimbó já possui uma certa estrada. Desde 2018, eles tocam junto dos mestres Cuité Marambaia e Lourival Igarapé. Em 2020, composto apenas por Hugo Caetano, Lucas Silva e Melk Moraes, o grupo ganhou um novo integrante, Arilson DiPreto. O jovem quilombola da comunidade de Cachoeira Porteira, Oriximiná, é percussionista que estuda ritmos de matriz africana. Já em 2022, com formação consolidada, lançaram seu primeiro EP “Caratareua-Icoaraci”, que teve seu show de lançamento no Teatro Experimental Waldemar Henrique.
Serviço: Lançamento: “De cima do Rio Maguari” de Os Falsos do Carimbó
Data: 02/06/2023
Redes sociais:
YouTube: https://www.youtube.com/@OsFalsosdoCarimbo
Instagram @osfalsosdocarimbo
Contato: osfalsosdocarimbo@gmail.com
O Portal Jambu é um espaço de jornalismo experimental com matérias produzidas por estudantes de graduação da Faculdade de Comunicação da UFPA sob a coordenação da Profa. Dra. Regina Lima e do jornalista Marcos Melo.
Foto de Capa: Divulgação.
* Sob supervisão da jornalista Giullia Moreira
Nossa, que felicidade boa encontrar essa matéria! O grupo desenvolve um trabalho lindo de difusão e salvaguarda da cultura do carimbó, um grande salve!!!!
Salve!! O carimbó vive e resiste no Pará!