Portal Jambu

Por Giullia Moreira

Para celebrar o sincretismo religioso brasileiro e prestar homenagem aos padrinhos e protetores dos sambistas, Ogum e São Jorge, a tradicional festa Samba da Feira do Açaí acontece nesta sexta-feira (14), no Ver-o-peso. O evento, que começa às 20h, é aberto ao público e gratuito, porém os participantes podem contribuir voluntariamente com qualquer quantia para ajudar com os custos de produção. Haverá também o sorteio de uma imagem de 50 cm, de São Jorge.

Para Geraldo Nogueira, idealizador e coordenador da roda de samba, esta edição será especial. “Vai ser uma grande roda de samba a céu aberto, tendo como palco os paralelepípedos da Feira do Açaí e como pano de fundo seus casarões antigos e o Forte do Castelo. A gente vai cantar todo mundo junto os clássicos do samba, nossas composições autorais e muitas músicas para saudar Ogum e São Jorge, num clima alto astral e de muita alegria”, destaca o sambista.

Foto: Yuri Amorim

Outro ponto importante do evento é o impulsionamento na economia local, através das vendas dos ambulantes de bebidas e comidas, bares e lanchonetes da Feira do Açaí. Paralelamente, a festa amplia o acesso à arte, música e lazer de forma democrática em um espaço público histórico da capital – consequentemente, possibilita a quebra de preconceitos e estigmas sobre o samba e a cultura popular negra.

A programação contará com discotecagem da DJ e produtora do evento, Jack Sainha, que compõe o setlist com música paraense e muito batuque. Além dela, Diego Xavier, Grupo Égua do Samba, Karen Tavares, Raoni Correa e Tici Santos participarão da festa como convidados especiais.

 

Serviço: Samba da Feira do Açaí

Data: 14/04, sexta-feira

Hora: 20h

Local: Feira do Açaí (Tv. Marquês de Pombal, Campina. Complexo do Ver-o-peso)

Informações: 91 98124-1363 / 91 98203-8913.

 

O Portal Jambu é um espaço de jornalismo experimental com matérias produzidas por estudantes de graduação da Faculdade de Comunicação da UFPA sob a coordenação da Profa. Dra. Regina Lima e do jornalista Marcos Melo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Jambu