Por Giullia Moreira
Fomentar a produção audiovisual no estado do Pará é a principal meta do “Mergulho FCP 2023”, edital que teve suas inscrições prorrogadas até o dia 23. O projeto irá premiar 15 propostas inéditas, em três linhas de ação distintas: mostra de audiovisual, ações educacionais transformadoras por meio do audiovisual e produção audiovisual para estudantes.
A coordenadora de Artes Visuais e Audiovisual da Casa das Artes, Melissa Barbery, afirma que o objetivo da premiação é o aprofundamento entre os nichos. “É um edital focado em três nichos diferentes. De todas as linhas, a mais conectada à educação é a de ações transformadoras, voltada para professores da rede pública. Essa linha é focada principalmente nas escolas públicas municipais e estaduais, da capital e do interior”, explica.
Os interessados podem se desenvolver nas outras categorias, como o de mostras de obras audiovisuais; já estudantes da área também podem inscrever suas ideias e experimentações. Produtoras culturais, curadores, cineclubistas são alguns dos profissionais que podem participar da premiação.
Outra novidade é que as propostas escolhidas terão a chance de integrar a programação de mostras, exposições e exibições itinerantes internas, da FCP, e do cenário audiovisual nacional. No total, serão R$ 700 mil reais divididos entre os vencedores das categorias.
Serviço : Prêmio “Mergulho FCP”
Inscrições: Até 23 de abril.
Para mais informações, acesse o formulário virtual.
O Portal Jambu é um espaço de jornalismo experimental com matérias produzidas por estudantes de graduação da Faculdade de Comunicação da UFPA sob a coordenação da Profa. Dra. Regina Lima e do jornalista Marcos Melo.