Por Fabricio Lima*
O “Duelo dos Artistas” é o primeiro concurso de artes de Vigia do Pará, que visa conectar artistas e público, além de fomentar a cultura local. Com apoio da prefeitura da cidade, o evento premiará o vencedor com 5 mil reais. As etapas ocorrerão em praças do município até o fim do mês, em todos os sábados, a partir das 19h30.
Os artistas dispõem de uma tela e todo material necessário para produzir em 30 minutos uma obra. As votações para decidir quem passa de cada fase até chegar no grande vencedor são feitas pelo público na internet. O evento é aberto e busca não só valorizar os artistas como também democratizar o acesso à cultura. A organização do evento também se preocupou com torná-lo inclusivo, escolhendo três praças da cidade com rampas de acesso e disponibilizando intérprete de libras em todas as etapas do concurso. No último sábado, dois dos primeiros semifinalistas foram escolhidos.
Johnatan Ryder, artista plástico idealizador e coordenador do projeto, explica que a ideia do Duelo “partiu de um sonho de aproximar público e artista e vice-versa, onde o objetivo é dar visibilidade e reconhecimento para os artistas locais”, disse ele. Johnatan acrescenta que dentro do tempo proposto é possível produzir em uma tela: “A gente sentou e viu que 30 minutos era um tempo médio que daria pra começar e finalizar uma obra”, afirma.
Para ele, nesse espaço de tempo será possível para o público ver o processo do início ao da criação de uma obra de arte: “Nesse caso, os artistas poderão por sua criatividade e desenvolver um quadro ao vivo para que todos possam ver como é o processo artístico na prática”, explica.
Natural de Vigia, Johnatan estudou fora da cidade e do estado, onde obteve certificações de instituições como o Museu de Belas Artes do Rio de Janeiro e a Animart Digital School em São Paulo, que lhe trouxeram premiações e reconhecimento a nível nacional. “Foi um caminho que eu achei, descobri uma forma de incentivar não só a mim mas outros artistas e valorizar a cultura da minha cidade, onde a gente possa desenvolver novas narrativas pro segmento de artes visuais, e ter essa chancela de certificação e reconhecimento nacional é muito importante não só para mim mas para toda a cidade”, afirma.
Junto ao patrocínio da Equatorial Energia, ele considera o apoio da Prefeitura de Vigia igualmente essencial para que o projeto seja visto por mais pessoas na cidade: “O apoio da prefeitura é incondicional, porque fazer tudo isso aqui na cidade contribui significativamente para uma visibilidade e um engajamento da população e o artista”, esclarece.
Por não haver um calendário cultural regular na cidade de Vigia, Johnatan acredita no potencial do Duelo em inspirar outros projetos similares que fomentem a cultura na cidade e no estado: “Nós somos um estado que produz muitos artistas, porém a maioria deles vive no anonimato, então esse tipo de projeto vem para dar essa visibilidade, esse alcance para ele e para o público”, afirma. Ele ainda acrescenta: “Essa ideia pode ser muito bem levada para outras cidades, para que a gente possa mostrar o potencial dos artistas do nosso rico estado”, conclui.
Serviço: “Duelo dos Artistas” em Vigia/PA
Datas e Locais:
Dias 1, 5 e 8: Praça Mimito Barata;
Dias 15 e 22: Praça Sol Nascente;
Dia 29: Praça do Pescador.
Você pode acompanhar as redes do projeto para conhecer os artistas participantes em cada duelo: Instagram e Facebook
O Portal Jambu é um espaço de jornalismo experimental com matérias produzidas por estudantes de graduação da Faculdade de Comunicação da UFPA sob a coordenação da Profa. Dra. Regina Lima e do jornalista Marcos Melo.
*Com supervisão de Giullia Moreira.