Por Fabricio Lima*
Dispondo de um acervo de mais de 800 peças, fotos, vídeos e experiências interativas que abrangem manifestações culturais de todo o país, a mostra interativa “Manifestações Culturais do Brasil – A Celebração Viva da Cultura dos Povos” chega a Belém após passar por outras sete capitais. A abertura ocorrerá às 18h, no Museu de Arte Sacra no bairro da Cidade Velha, e contará com apresentação da banda de carimbó Sancari. A exposição ficará disponível de 5 de abril até o dia 18 de junho, das 9h às 16h, com entrada gratuita.
Com idealização e coordenação de Luiz Prado e curadoria do historiador Luciano Figueiredo, a mostra propõe uma apresentação dos 52 bens reconhecidos como patrimônios imateriais registrados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) de todo o Brasil, como a Roda de Capoeira, a Literatura de Cordel, o Frevo e a Festa do Senhor do Bom Jesus do Bonfim, por exemplo.
O Pará é possuidor de 4 dos 11 patrimônios imateriais do Norte, sendo eles o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, Festividades do Glorioso São Sebastião na região do Marajó, o Carimbó e o Modo de fazer cuias da região do Baixo Amazonas. O acervo da exposição, composto por peças de artesãos e colecionadores, inclui textos informativos em português, inglês e espanhol.
Além disso, a mostra contará com diversas opções de acessibilidade: será apresentada em braille, contará com um intérprete de libras para fazer o acompanhamento de turmas onde houver essa demanda, e também com objetos com caráter multissensorial – com o propósito de facilitar a manipulação e a experiência concreta para pessoas com deficiências sensoriais (visuais e auditivas), intelectuais e com comprometimentos neuromotores.
Como atividades extras, o projeto também tem em seus planos a realização de oficinas de contação de história e atividades com mestres de cultura popular do Pará, bem como um projeto educativo voltado para estudantes com o objetivo de ampliar a percepção de crianças e jovens sobre o universo do patrimônio cultural, por meio de cartilhas educativas e monitores oferecidos de forma gratuita aos visitantes infantis e infantojuvenis.
Serviço: Exposição “Manifestações Culturais do Brasil – A Celebração Viva da Cultura dos Povos”
Local: Galeria Fidanza, Museu de Arte Sacra no prédio da Igreja de Santo Alexandre – Belém. Praça Frei Caetano Brandão, s/n, Cidade Velha.
Datas e horários:
Abertura: 04/04 às 18h
Exposição: 05/05 a 18/06, de 9h às 16h (de quarta-feira a domingo)
Entrada Gratuita
Medidas de acessibilidade para todos os públicos
O Portal Jambu é um espaço de jornalismo experimental com matérias produzidas por estudantes de graduação da Faculdade de Comunicação da UFPA sob a coordenação da Profa. Dra. Regina Lima e do jornalista Marcos Melo.
*Com supervisão de Giullia Moreira.