Por Rafael Arcanjo*
Com lançamento previsto para esta semana, o livro digital “As Décadas do Brega Paraense” traz em seu interior um passeio pelo brega do Pará da década de 70 aos dias atuais. O texto é um grande registro do gênero musical, já que traz aproximadamente 200 cantores e quase 100 bandas registradas, e foi organizado pelo cantor, compositor e escritor Júnior Neves. O livro será disponibilizado gratuitamente nos próximos dias no site do cantor.
Júnior explica que a inspiração para a produção deste material foi a necessidade de se contar de forma mais aprofundada a história e as raízes do brega. “Eu percebi a necessidade de contar a história desde o início, em respeito aos cantores que começaram tudo, dedicaram suas vidas ao ritmo, aos fãs do brega e me veio a vontade de registrar a verdadeira história, para as gerações futuras” contou.
A obra destaca a importância do brega paraense, social e economicamente, para os artistas e suas famílias, além de enfatizar a produção paraense dentro do Pará enquanto um gênero musical brasileiro. Ainda segundo o autor, os leitores podem esperar fatos curiosos, informações inéditas e precisas, pesquisas sobre a indústria fonográfica do Pará, trazendo também uma relembrança dos programas de calouros como o ‘Clube Do Garoto’.
“Os admiradores poderão ler histórias de seus ídolos através de releases enviados pelos próprios artistas”, destacou. “Foram mais três anos nessa produção e mesmo com 34 anos de carreira, me emocionei muito a cada descoberta, a cada pesquisa”.
O artista destaca a importância da editoração eletrônica do e-book de autoria de José Roberto, Web Designer do site Brega Pop. “Conheço todos os cantores que estão descritos no livro e sei da história real de cada um”, revelou, afirmando ainda que esse foi um grande diferencial para o sucesso do projeto.
Serviço: Lançamento do e-book “As Décadas do Brega Paraense”
Quando: na próxima semana.
Onde: www.juniorneves.com.
Acompanhe o autor nas redes:
Instagram: @jr.nevescantor
O Portal Jambu é um espaço de jornalismo experimental com matérias produzidas por estudantes de graduação da Faculdade de Comunicação da UFPA sob a coordenação da Profa. Dra. Regina Lima e do jornalista Marcos Melo.
Foto de Capa: Acervo pessoal de Junior Neves.
* Sob supervisão da jornalista Giullia Moreira
Texto com informações de O Liberal.