Portal Jambu

Por Giullia Moreira

Com um trabalho autoral recheado de sentimentos e diversidade sonora, o cantor paraense Jotta C lança seu projeto “Dançar com a solidão”. As três músicas estrearam nas plataformas digitais na última sexta-feira (23) e uma das canções possui um feat com a cantora Drag Queen Tiffany Boo. Enquanto homem gay nortista, Jotta C traz como objetivo do EP o compartilhamento de suas histórias pessoais e enaltecer o amor LGBTQIAP+. 

Em apenas 3 músicas, o artista apresenta três estágios dos relacionamentos afetivo-sexuais e como eles se conectam com a solidão. “O EP traz como temática a solidão em 3 estágios: ‘a solidão velada’, representada pela busca frequente de relações casuais mascaradas pelo medo da solidão. A solidão ‘propriamente dita’, onde você se dá conta dessa sensação de vazio. E por fim a ‘solitude’, mostrando que você pode aproveitar a vida sem ter alguém e o ideal é se sentir completo consigo”, explica Jotta. 

No EP, a bagagem musical de Jotta é presente e marcante. As melodias possuem referências de artistas nacionais e internacionais, de gêneros que vão do MPB ao pop, como Jão, Luíza Sonza, Sam Smith e Lana Del Rey. Tais referências culturais também explicam a sensibilidade exposta nas faixas, através das vivências do artista. Segundo o cantor, ter vivido em um período solitário e com algumas relações efêmeras também o ajudou a crescer enquanto ser humano e por isso ele também escolheu o mês do orgulho para lançamento do projeto. 

Foto: Cabron Studios

“Na época, eu pensei estar apenas aproveitando a vida. Mas no fundo o fato era: eu não estava bem com essa forma de viver. Sempre fomos ensinados a abraçar qualquer sensação boa e reprimir as ruins. No entanto, tudo faz parte do nosso processo de evolução. Quando resolvi assumir pra mim mesmo essa solidão e abracei esse momento, algumas chaves começaram a virar. Comecei o processo de entendimento do amor próprio. Muita coisa já mudou desde então”, comenta ele. 

Para além da pauta LGBTQIAP+ apresentada nas composições, outro destaque do trabalho de Jotta é a representatividade paraense. Desde a produção musical até a divulgação, o projeto é tocado por artistas e profissionais do Pará, o que torna o trabalho ainda mais rico. “Esse é meu primeiro trabalho autoral, então quis mostrar um Jotta C completamente diferente dos projetos anteriores, mais maduro, ousado, com mais profundidade e intimidade, tanto que esse EP é uma alegoria de um momento que eu realmente vivi. E creio que muitos já foram atravessados por essas mesmas questões que trato nas músicas, então penso que haverá bastante identificação. Escutem e compartilhem!”, conclui.

 

Serviço: Lançamento EP “Dançar com a solidão”

Acompanhe o projeto pelo Instagram: @soujottac

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Jambu