Portal Jambu

Da Redação | Foto: Stephanie Castanheira

O grupo musical Canto Caboclo se apresentará no Teatro Margarida Schivasappa nesta quarta-feira (26), às 21h, com os músicos Dimmi Paixão, Mauro Farias, Hilder Nunes, Gabriel Pinheiro, Luiz Bola e Geraldo Silva. Contemplado pelo edital Cultura Livre 2023, da Fundação Cultural do Pará (FCP), o projeto é fruto da pesquisa do Mestre Dimmi e dialoga com batuques de terreiros, samba, cumbias e carimbós.

Nascido na Ilha do Combú, às margens do igarapé Piriquitaquara, Dimmi Paixão cresceu rodeado pelo imaginário e linguajar caboclo dos ribeirinhos. Já adulto, o mestre percebeu que muitas palavras e lugares de sua infância vem desaparecendo com o tempo e sentiu a necessidade de registrar essas memórias para não perdê-las. Assim surgiu o coletivo Canto Caboclo, com suas composições e ritmos que resgatam personagens, mitos e expressões típicas da infância do artista.

“Eu saí de lá com 12 anos da ilha, vim pra Belém, quando eu conheci músicos, pessoas envolvidas na área da música e comecei a compor. Essas composições permeiam muito essa vivência que eu tive, da minha infância. E hoje, pensei em fazer um projeto que pudesse guardar, por exemplo, palavras que usávamos no cotidiano da época, e que hoje já não existem mais na ‘linguajada’ do caboclo. E veio a ideia de fazer um projeto que guardasse essa memória”, explica Mestre Dimmi.

Sobre o Mestre Dimmi

Mestre Dimmi, ou Dimmi Paixão para os íntimos, é músico, compositor, percussionista e Luthier há mais de 30 anos no mercado. Já atuou profissionalmente como professor de artes e oficineiro na construção de instrumentos, assim como ministrou palestras e executou projetos em municípios localizados na Zona do Salgado Paraense. Morou 12 anos na Europa, onde participou de vários projetos na área cultural e foi integrante da Associação Golpe a Golpe de Tambor, nas Ilhas Canárias, na Espanha. Administrou o Espaço Cultural Etnias, em Belém, local de formação, apresentação, circulação e difusão da cultura popular. Sua pesquisa e composições ressaltam o imaginário caboclo, sempre difundindo a cultura popular paraense.

Serviço:

Apresentação do grupo Canto Caboclo

Data: Quarta-feira, dia 26 de Junho de 2024

Horário: 21h

Local: Teatro Margarida Schivasappa, Av. Gentil Bittencourt, 650 – Batista Campos, Belém

Entrada franca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Jambu