Da Redação | Foto: Rodrigo Pinheiro/Ag. Pará
A 27ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, realizada pelo Governo do Pará pela Secretaria de Estado de Cultura (SECULT), começa neste sábado (17), às 9h, no Hangar Centro de Convenções, com entrada gratuita. Uma das novidades este ano será as “Vozes do Clima”, momento na programação onde a o debate é centralizado na COP 30 na Amazônia. O evento segue até o próximo domingo (25), e tem como homenageados o escritor Juraci Siqueira e a mestra da cultura popular Iracema Oliveira.
Juraci Siqueira é um escritor paraense natural de Afuá, no Marajó, e sua obra literária é composta por contos, poemas, crônicas, cordeis e outrem, totalizando 80 títulos publicados. Iracema Oliveira é guardiã de grupos da cultura popular como o Pássaro Junino e Cordão de Pássaro Tucano, e é uma referência em protagonismo feminino dentro da área da Cultura Popular.
A programação da Feira do Livro prevê a realização de debates, lançamentos de livros, sessões de autógrafos, saraus e muito mais. Um dos destaques são as apresentações musicais gratuitas no espaço Arena Amazônia, ao lado do Hangar. Neste ano, Dona Onete, Zaynara, Carabao, Nilson Chaves, Lucinha Bastos e outros grandes nomes da Música Paraense vão passar pelos palcos da Arena no decorrer da Feira.
Cada um dos nove dias de feira têm uma temática diferente, nomeada por vozes distintas. O primeiro dia tem como voz a “Voz do Clima”, e os demais dias serão marcados pelas respectivas vozes: da Poética e do Imaginário, da Diversidade e Inclusão, da Democracia e Liberdade, da Ancestralidade, da Tecnologia, da Juventude, do Escritor Paraense e da Memória e do Patrimônio.
O evento vai acontecer nos salões 1 e 2 do Hangar Centro de Convenções, além de uma parte na área externa do espaço, onde será instalada a Arena Amazônia. Ao todo, serão 230 estandes de livros, 138 empresas, incluindo 50 editoras, 37 livrarias e 59 distribuidores de livros. Destas empresas, 60 são paraenses. Já na praça de alimentação, serão nove estandes para o consumo do público
A Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes teve sua primeira edição realizada em 1996, no Centro Cultural e Turístico Tancredo Neves, e recebeu a inclusão das “Multivozes” em 2020. Na edição do ano passado, segundo a organização, ela recebeu mais de 450 mil visitantes e comercializou mais de 720 mil exemplares durante os nove dias pelos quais se estendeu.
Para mais informações, consulte o perfil da Feira do Livro e das Multivozes no Instagram: @feiradolivroedasmultivozes