Portal Jambu

Estão abertas até esta sexta-feira, 15 de novembro, as inscrições para as oficinas, workshops e masterclasses do 10º Festival Pan-Amazônico de Cinema, o Amazônia (FI)DOC, que acontecerá em Belém, de 19 a 27 de novembro. A programação é voltada para profissionais e iniciantes do audiovisual e será marcada por uma série de atividades que incentivam a troca de saberes e a reflexão sobre as especificidades da produção na Amazônia. As inscrições podem ser feitas no site oficial do evento e nas redes sociais (@amazoniadoc).

Por Kelvyn Gomes, da redação/Foto: divulgação

Entre os destaques da programação estão oficinas e workshops ministrados por grandes nomes do cinema nacional. O produtor e montador Renato Vallone, por exemplo, vai comandar a oficina “Montagem Autoral com Foco na Pan-Amazônia”, abordando como a montagem cinematográfica pode ser uma ferramenta de resistência contra dinâmicas eurocêntricas que ainda dominam o audiovisual sul-americano. Durante a oficina, Vallone irá analisar filmes que desafiam esses padrões e propõem novas formas de expressão audiovisual.

A roteirista paraense Lúcia Tupiassú traz ao festival o workshop “Desenvolvimento de Roteiro para Longa e Série Documental”, onde vai discutir as especificidades do roteiro no universo dos documentários e apresentar soluções para a construção de projetos de filmes e séries para diferentes formatos. Ela também aborda questões como a importância da pesquisa no processo criativo e o melhor formato para cada tipo de projeto.

A diretora e dramaturga carioca, Luh Maza, traz para esse intercâmbio de conhecimentos em seu workshop o tema “Criação para TV e Streaming”, com o intuito de descomplicar o processo criativo no desenvolvimento de séries. A viabilização de filmes documentais para cinema, TV e plataformas de VOD, também ganhará foco com a produtora Minom Pinho liderando o workshop “Viabilizando Filmes Documentais para Cinema e TV”.

Além das oficinas e workshops, o evento também oferece masterclasses com cineastas reconhecidos no setor do audiovisual, como a roteirista e diretora brasileira Maya Da-Rin que compartilhará seu processo criativo na masterclass “Da Ideia à Cena: O Que Motiva o Processo Criativo no Cinema?”, abordando desde o roteiro até a construção das cenas no set.

Já Marina Person estará discutindo as barreiras enfrentadas pelas mulheres no cinema em sua apresentação na masterclass “Por que Temos Tão Poucas Diretoras de Cinema?”. As reflexões serão a partir da história do cinema, a ascensão dos homens aos cargos de liderança e o crescente espaço conquistado pelas mulheres na indústria cinematográfica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Jambu