
Por Kelvyn Gomes/Imagem: Divulgação
Para os entusiastas da música autoral, o cantor e compositor Renato Torres realiza, nesta quarta-feira, 28, em Belém, a partir das 20h, no Núcleo de Conexões Na Figueiredo, a 10ª edição do projeto Roda Cancioneira, que tem se consolidado como um dos principais palcos da música autoral na cidade. Esta edição terá a participação especial da cantora e compositora paraense Stella Carmo, com um repertório autoral em noite de celebração à música independente.
O projeto celebra um ano de edições mensais e como espaço democrático para quem vive da canção e da palavra. A proposta é um palco pequeno, clima intimista e liberdade para os artistas mostrarem seu trabalho, independentemente do currículo. “A Roda permite que qualquer pessoa, mesmo sem carreira consolidada, suba ao palco para apresentar sua composição, seja ela recente ou guardada há muito tempo”, afirma Renato.
Radicada em Brasília, Stella retorna a Belém em clima de reencontro com o público e leva ao palco parte do repertório de seu novo trabalho, que inclui o recém-lançado videoclipe “Meu Chamado”. A canção, disponível no YouTube, expressa temas que são centrais na trajetória da artista como espiritualidade, força ancestral e pertencimento amazônico. “Trago músicas que representam minha essência e minhas conexões com a fé e com a memória cultural da nossa região”, antecipa.
Para Stella do Cärmo, que já participou de edições anteriores, estar novamente na Roda é motivo de alegria e afirmação de identidade. “É um lugar onde a gente compartilha nossas histórias, nossas vozes e celebra quem somos enquanto artistas da nossa terra. A diversidade de trajetórias que se encontra ali transforma cada edição num momento único de escuta e afeto”.
A artista também comemora a recente indicação ao “Prêmio Profissionais da Música na categoria Cantora – Região Norte”, ao lado de nomes como Patrícia Bastos e Dayse Addario. “Estar entre mulheres tão potentes é motivo de orgulho. É uma conquista que amplia a visibilidade da música feita na nossa terra”, celebra.
Além de Stella, a noite contará com apresentações dos artistas convidados Cynthia Som, Fabiel Tavares, Flávia Hunter, Paulo Moreno e Rafael Duvale. Compositores e compositoras que quiserem participar podem se inscrever na hora para também mostrar suas músicas. A entrada é gratuita.